Competência em informação, fake news e desinformação

análise das pesquisas no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.125782

Palavras-chave:

Competência em Informação, Fake news, Desinformação, Estrutura científica

Resumo

Analisou-se a estrutura científica das produções sobre Competência em Informação relacionadas à fake news e desinformação indexadas nas bases de dados Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações CAPES até 2021. O corpus de análise se constituiu de 30 itens. O estudo demonstra uma tendência crescente da quantidade de publicações sobre a temática a partir de 2018. Em relação ao conteúdo, as publicações foram agrupadas em sete categorias e a categoria com a maior quantidade de trabalhos abrange questões relacionadas à informação e saúde no contexto das fake news e desinformação sob o viés da Competência em Informação. Conclusão: Evidenciou-se o cunho complexo em relação às abordagens distintas da Competência em Informação no tratamento dos fenômenos igualmente complexos de desinformação e fake news revelando que é uma temática de estudo emergente na área.

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Biografia do Autor

Juliana Venancio Ançanello, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Biblioteconomia pela UNESP e mestranda em Ciência da Informação pelo PPG UNESP.

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. Doutora em Letras pela UNESP.

Ariadne Chloe Furnival, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Doutora em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

ANÇANELLO, J. V.; CASARIN, H. de C. S.; FURNIVAL, A. C. Competência em informação, fake news e desinformação: análise das pesquisas no contexto brasileiro. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 125782 , 2023. DOI: 10.1590/1808-5245.29.125782. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/125782. Acesso em: 25 abr. 2025.

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