Desinformação e plataformas

ações de combate adotadas pelo Twitter durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245283.116919

Palavras-chave:

Desinformação, Twitter, Pandemia, Covid-19, Alfabetização midiática

Resumo

Neste artigo propomos uma reflexão crítica à luz do capitalismo de plataformas sobre as ações realizadas pelo Twitter para combater a desinformação durante a pandemia da Covid-19. Para isso, contextualizamos o fenômeno da desinformação nesse período e realizamos um estudo de caso a partir de pesquisa documental das atividades do Twitter. Destacamos que a estratégia de enfrentamento da plataforma se baseia em duas perspectivas principais: frear informações enganosas por meio de moderação de conteúdo e fornecer informações seguras. Por fim, tensionamos as propostas, apontando o perigo de um solucionismo algorítmico e a limitação de algumas ações da plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Miranda Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora  do  Departamento  de  Comunicação  Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  e  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Estudos da Mídia  PPgEM) da mesma universidade. É  doutora  em  Ciências:  Desenvolvimento  Socioambiental  pelo  NAEA/UFPA  (2004),  com  estágio  de  doutoramento  na  Universidade  de  Indiana.  Coordena o Preserv-Ação: Grupo de Pesquisa em Comunicação,  Ciência  e  Meio  Ambiente (UFRN/UFPA/CNPq).

Lizete Barbosa da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Integra o Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia:  teorias,  linguagens,  indústrias  culturais  e  cidadania  (Pragma/UFRN/CNPq)  e  o  Preserv-Ação:  Grupo  de  Pesquisa  em  Comunicação,  Ciência  e  Meio Ambiente (UFRN/UFPA/CNPq).

Carolina Toscano Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande  do  Norte  (PPgEM/UFRN).  Integrante  do  Marginália:  Grupo  de  Estudos  Transdisciplinares  em Comunicação e Cultura (UFRN).

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

COSTA, L. M.; NÓBREGA, L. B. da; MAIA, C. T. Desinformação e plataformas: ações de combate adotadas pelo Twitter durante a pandemia da Covid-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 116919, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245283.116919. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/116919. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos