Práticas de literacia informacional das plataformas Educamídia durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.138727

Palavras-chave:

Covid-19, Práticas Informacionais, Literacia Informacional, Educamídia

Resumo

Este artigo objetiva compreender as práticas de informação das plataformas do programa Educamídia orientadas à promoção da literacia informacional durante a pandemia. Recorre ao método netnográfico para observar as atividades agenciadas pelas plataformas. Constata que a promoção da literacia informacional no ecossistema digital do Educamídia ocorreu por meio das seguintes práticas dispersas: conscientização sobre desinformação; formação docente-pedagógica; curadoria da informação. Conclui que as práticas de literacia informacional do Educamídia contribuem para o enfrentamento da desinformação e podem ser replicadas em outras pandemias.

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Biografia do Autor

Rafael Ferreira Tomé, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos.

Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB.

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

TOMÉ, R. F.; BRASILEIRO, F. S. Práticas de literacia informacional das plataformas Educamídia durante a pandemia de Covid-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.138727. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/138727. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo