A Parceria Global pela Educação e o Financiamento da Educação: países, atores e contribuições

Autores

Palavras-chave:

Financiamento da Educação. Sul Global. Parceria Global para a Educação.

Resumo

Neste texto analisa-se o fluxo de doações para a Parceria Global para a Educação no período de 2011 a 2020, caso elucidativo da problemática do financiamento da educação nos países do Sul Global, principalmente os países da África Subsaariana. Para tal, constituiu-se um corpus documental cuja análise obedeceu a uma estratégia indutiva que visou responder às questões: quem são os doadores, que financiamento disponibilizam e em que ano(s)? Numa primeira fase, procedeu-se à identificação exaustiva dos atores que fornecem apoio financeiro e a sua categorização. Numa segunda fase, conduziu-se uma estatística descritiva. A análise realizada permite inferir que há três países que se destacam em termos absolutos como os principais doadores desse Fundo - Reino Unido, Noruega e Dinamarca. A análise permitiu, ainda, constatar que aparecem como doadores Fundações, embora a sua contribuição seja esporádica, em menor volume e inconsistente ao longo dos anos. O setor privado não faz contribuições financeiras, apenas em espécie.

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Biografia do Autor

Rui da Silva, Universidade do Porto, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Porto

Rui da Silva é investigador integrado e Presidente da direção do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP). Mestre e doutor em Ciências da Educação com especialidade em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho. Desenvolveu trabalho como investigador, consultor e especialista de educação em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Sudão do Sul e Timor-Leste.

Joana Oliveira, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), Viana do Castelo

Joana Oliveira é professora adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pesquisadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP). Doutora em Ciências pela Universidade do Minho. Pós-doutora em Educação, especializada em Educação Ambiental e para a Sustentabilidade.

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Publicado

2021-10-14

Edição

Seção

Seção Temática - Os Recursos Públicos em Disputa: reflexões sobre a privatização da educação em distintos contextos