O processo de atenção e o letramento informacional

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Resumo


O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.


Palavras-chave


Atenção. letramento informacional. Regulação. Aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

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