Bibliotecas públicas e letramento informacional

Autores

  • Mirian Ferreira Alves Universidade de Brasília
  • Emir José Suaiden Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245221.214-241

Palavras-chave:

Letramento informacional. Bibliotecas públicas

Resumo

A Sociedade da Informação apresenta novos desafios e oportunidades para as bibliotecas públicas, que são apontadas por diversos autores como instituições essenciais para a formação de cidadãos plenos, aptos à sobrevivência na Sociedade da Informação. Neste sentido, destaca-se o letramento informacional, essencial para a formação de aprendizes autônomos, capazes de acessar a informação e utilizá-la de modo crítico e ético. Este artigo discute o papel e a atuação das bibliotecas públicas na promoção do letramento informacional, para tal utilizando-se do método da pesquisa bibliográfica, que envolveu a identificação e análise das principais pesquisas e discussões presentes na literatura internacional. Este artigo apresenta ainda abordagens alternativas de letramento informacional como uma alternativa para sua compreensão e desenvolvimento no âmbito das bibliotecas públicas. O resultado da análise permitiu identificar as principais questões que permeiam o tema investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Ferreira Alves, Universidade de Brasília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2015). Especialista em Gestão Cultural/Produção Cultural pela Universidade de Brasília - UNB (2008). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2006).

Emir José Suaiden, Universidade de Brasília

Pós-Doutor pela Universidade Carlos III de Madrid. Professor Titular da Universidade de Brasília

Referências

ALVARENGA, Lídia; SILVA, Daniela Lucas. Organização e representação do conhecimento na ciência da informação: revisão da literatura. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 47-84, jan./dez. 2010.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy: final report. 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential> Acesso em: 15 ago. 2014.

BRUCE, Christine Susan. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de Documentación, Múrcia, n. 6, p. 289-294, 2003.

BRUCE, Harry; LAMPSON, Marc. Information professionals as agentes of information literacy. Education for Information Journal, New York, n. 20, p. 81-106, 2002.

CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. Tese. (Doutorado em Ciência da Informação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

DEMASSON, Andrew; PARTRIDGE, Helen; BRUCE, Cristine. How do public librarians constitute information literacy? In: CONFERENCE ON QUANTITATIVE RESEARCH IN IT, 5., 2010, Brisbane. Brisbane, 2010.

DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-25, 2003.

ELMBORG, James. Critical information literacy: implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, Texas, v. 32, n. 2, p. 192-199, 2006. Disponível em: < http://eric.ed.gov/?id=EJ737617>. Acesso em: 15 jan. 2014.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Declaração de Maceió sobre a competência em informação. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 24., 2011. Maceió, 2011. Disponível em: <http://febab.org.br/declaracao_maceio.pdf>. Acesso em 15 jan. 2014.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: FCI/UnB, 2012.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, p. 83-92, 2011.

GÓMEZ-HERNANDEZ, J. A.; PASADAS-UREÑA, Cristóbal. La alfabetización informacional en bibliotecas públicas: situación actual y propuestas para una agenda de desarrollo. Information Research, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 1-25, 2007. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/9418/1/alfabetizacion.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2014.

HALL, Rachel. Public Praxis: A vision for critical information literacy in public libraries. Public Library Quartely, Chicago, v. 29, n. 2, p. 162-175, 2010. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01616841003776383>. Acesso em: 15 jan. 2014.

HARDING, Jane. Information literacy and the public library: we’ve talked the talk, but are we walking the walk? The Australian Library Journal, Deakin, v. 57, n. 3, p. 274-294, 2008. Disponível em: <http://eric.ed.gov/?id=EJ813746>. Acesso em: 15 jan. 2014.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. In: NATIONAL FORUM ON INFORMATION LITERACY, 2005. Disponível em: < http://archive.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html>. Acesso em: 15 jan. 2014.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Diretrizes da IFLA/UNESCO para a biblioteca escolar. Holanda: IFLA, 2002. Disponível em: < http://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2014.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO sobre a internet. Holanda: IFLA, 2006. Disponível em: <http://www.ifla.org/III/misc/internetmanif.htm> Acesso em: 15 jan. 2014.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO sobre a biblioteca pública. Holanda: IFLA, 1994. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 15 jan. 2014.

JULIEN, Hedi; GENUIS, Shelagh K. Librarian’s experiences of the teaching role: a national survey of librarians. Library & Information Science Research, Boston, v. 33, p. 103-111, 2011. Disponível em: <http://ejournals.library.ualberta.ca/index.php/EBLIP/article/downloadSuppFile/10979/1882>. Acesso em: 15 jan. 214.

JULIEN, Hedi; HOFFMAN, Cameron. Canada’s public libraries and information literacy training. Canadian Library Association, Ottawa, n. 2, p. 74-77, 2008.

KOONTZ, Christie; GUBBIN, Barbara (Org.). Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

LAI, Horng-Ji. Information literacy training in public libraries: a case from Canada. Educational Technology & Society, Palmerston North, v. 14, n. 2, p. 81-88, 2011.

LLOYD, Annemaree. Information literacy: Different contexts, different concepts, different truths? Journal of librarianship and information science, [S.l], v. 37, n. 2, p. 82-88, 2005. Disponível em: <http://lis.sagepub.com/content/37/2/82.abstract>. Acesso em: 15 jan. 2014.

LLOYD, Annemaree. Information literacy landscapes. London: Chandos, 2010.

POUSTIE, Kay. Educating for information literacy through the internet: another role of the public library. Australian Public Libraries and Information Services, Austrália, v. 12, n. 2, jun. 1999.

TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Cecília Leite. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 3, n. ,5 out. 2002.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

ALVES, M. F.; SUAIDEN, E. J. Bibliotecas públicas e letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 214–241, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245221.214-241. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/54761. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo