Bibliotecas públicas e letramento informacional
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245221.214-241Palabras clave:
Letramento informacional. Bibliotecas públicasResumen
A Sociedade da Informação apresenta novos desafios e oportunidades para as bibliotecas públicas, que são apontadas por diversos autores como instituições essenciais para a formação de cidadãos plenos, aptos à sobrevivência na Sociedade da Informação. Neste sentido, destaca-se o letramento informacional, essencial para a formação de aprendizes autônomos, capazes de acessar a informação e utilizá-la de modo crítico e ético. Este artigo discute o papel e a atuação das bibliotecas públicas na promoção do letramento informacional, para tal utilizando-se do método da pesquisa bibliográfica, que envolveu a identificação e análise das principais pesquisas e discussões presentes na literatura internacional. Este artigo apresenta ainda abordagens alternativas de letramento informacional como uma alternativa para sua compreensão e desenvolvimento no âmbito das bibliotecas públicas. O resultado da análise permitiu identificar as principais questões que permeiam o tema investigado.Descargas
Citas
ALVARENGA, Lídia; SILVA, Daniela Lucas. Organização e representação do conhecimento na ciência da informação: revisão da literatura. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 47-84, jan./dez. 2010.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy: final report. 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential> Acesso em: 15 ago. 2014.
BRUCE, Christine Susan. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de Documentación, Múrcia, n. 6, p. 289-294, 2003.
BRUCE, Harry; LAMPSON, Marc. Information professionals as agentes of information literacy. Education for Information Journal, New York, n. 20, p. 81-106, 2002.
CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. Tese. (Doutorado em Ciência da Informação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
DEMASSON, Andrew; PARTRIDGE, Helen; BRUCE, Cristine. How do public librarians constitute information literacy? In: CONFERENCE ON QUANTITATIVE RESEARCH IN IT, 5., 2010, Brisbane. Brisbane, 2010.
DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-25, 2003.
ELMBORG, James. Critical information literacy: implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, Texas, v. 32, n. 2, p. 192-199, 2006. Disponível em: < http://eric.ed.gov/?id=EJ737617>. Acesso em: 15 jan. 2014.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Declaração de Maceió sobre a competência em informação. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 24., 2011. Maceió, 2011. Disponível em: <http://febab.org.br/declaracao_maceio.pdf>. Acesso em 15 jan. 2014.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: FCI/UnB, 2012.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, p. 83-92, 2011.
GÓMEZ-HERNANDEZ, J. A.; PASADAS-UREÑA, Cristóbal. La alfabetización informacional en bibliotecas públicas: situación actual y propuestas para una agenda de desarrollo. Information Research, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 1-25, 2007. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/9418/1/alfabetizacion.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2014.
HALL, Rachel. Public Praxis: A vision for critical information literacy in public libraries. Public Library Quartely, Chicago, v. 29, n. 2, p. 162-175, 2010. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01616841003776383>. Acesso em: 15 jan. 2014.
HARDING, Jane. Information literacy and the public library: we’ve talked the talk, but are we walking the walk? The Australian Library Journal, Deakin, v. 57, n. 3, p. 274-294, 2008. Disponível em: <http://eric.ed.gov/?id=EJ813746>. Acesso em: 15 jan. 2014.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. In: NATIONAL FORUM ON INFORMATION LITERACY, 2005. Disponível em: < http://archive.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html>. Acesso em: 15 jan. 2014.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Diretrizes da IFLA/UNESCO para a biblioteca escolar. Holanda: IFLA, 2002. Disponível em: < http://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2014.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO sobre a internet. Holanda: IFLA, 2006. Disponível em: <http://www.ifla.org/III/misc/internetmanif.htm> Acesso em: 15 jan. 2014.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO sobre a biblioteca pública. Holanda: IFLA, 1994. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 15 jan. 2014.
JULIEN, Hedi; GENUIS, Shelagh K. Librarian’s experiences of the teaching role: a national survey of librarians. Library & Information Science Research, Boston, v. 33, p. 103-111, 2011. Disponível em: <http://ejournals.library.ualberta.ca/index.php/EBLIP/article/downloadSuppFile/10979/1882>. Acesso em: 15 jan. 214.
JULIEN, Hedi; HOFFMAN, Cameron. Canada’s public libraries and information literacy training. Canadian Library Association, Ottawa, n. 2, p. 74-77, 2008.
KOONTZ, Christie; GUBBIN, Barbara (Org.). Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.
LAI, Horng-Ji. Information literacy training in public libraries: a case from Canada. Educational Technology & Society, Palmerston North, v. 14, n. 2, p. 81-88, 2011.
LLOYD, Annemaree. Information literacy: Different contexts, different concepts, different truths? Journal of librarianship and information science, [S.l], v. 37, n. 2, p. 82-88, 2005. Disponível em: <http://lis.sagepub.com/content/37/2/82.abstract>. Acesso em: 15 jan. 2014.
LLOYD, Annemaree. Information literacy landscapes. London: Chandos, 2010.
POUSTIE, Kay. Educating for information literacy through the internet: another role of the public library. Australian Public Libraries and Information Services, Austrália, v. 12, n. 2, jun. 1999.
TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Cecília Leite. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 3, n. ,5 out. 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Mirian Ferreira Alves, Emir José Suaiden

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.