Contribuições da fenomenografia para o ensino e a aprendizagem de competência informacional

Autores

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília
  • Helen de Castro Silva Casarin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245261.113-131

Palavras-chave:

Fenomenografia, Competência informacional, Modelo relacional, Aprendizagem, Ensino.

Resumo

A complexidade do ambiente digital, derivada do crescimento do volume de dados e da informação, exige um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que favoreçam a aprendizagem autônoma dos sujeitos. A competência informacional é parte desses pressupostos que possibilitam o uso crítico e reflexivo da informação. Objetiva-se explorar a abordagem fenomenográfica com o intuito de investigar a aprendizagem a partir da perspectiva dos sujeitos e o seu impacto para o ensino da competência informacional. Com base em uma pesquisa teórica, este estudo fornece subsídios sobre a importância da fenomenografia para a elaboração de propostas com enfoque relacional de competência informacional, que funcionem como alternativa aos padrões e frameworks já existentes, cujas categorias de descrição são definidas a priori. Para tal, analisam-se duas propostas (seven faces of information literacy e six frames for information literacy education) que demonstram como a fenomenografia tem sido usada para examinar a relação entre o indivíduo e a informação. Observa-se que a fenomenografia é uma abordagem de pesquisa com potencialidades para a formulação e reformulação de programas de competência informacional em vários níveis educacionais, em particular no ensino superior. Dada a incipiência desses estudos no contexto brasileiro, sugere-se a realização de novas pesquisas integrando a fenomenografia como forma de aprofundar e diversificar as bases teóricas ligadas à aprendizagem e educação da competência informacional.

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Biografia do Autor

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília

Doutorando em Ciencia da Informacao - Universidade Estadual Paulista  - UNESP/Marília

Professor - Assistente Escola Superior de Jornalismo - Moçambique

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília

Professora do Departamento de Ciência da Informação

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

MANHIQUE, I. L. E.; CASARIN, H. de C. S. Contribuições da fenomenografia para o ensino e a aprendizagem de competência informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 113–131, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245261.113-131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/89851. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

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