A contribuição de Max Weber para os estudos do jornalismo: um ensaio teórico-metodológico
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.640-657Palavras-chave:
Jornalismo. Ação social racional. Max Weber. Jornalismo de conhecimento.Resumo
Neste artigo, nosso objetivo é discutir a pertinência de alguns conceitos e da metodologia compreensiva de Max Weber para os estudos do Jornalismo enquanto uma instituição constitutiva da estrutura social. Para isso, primeiramente, retoma-se o conceito de ação social e sua respectiva tipologia, para, a seguir, discutir a possibilidade de conceber o jornalismo como uma ação social racional conforme os fins e conforme os valores. Dessa discussão, resulta a proposição de um novo paradigma para o estudo do jornalismo, que se está chamando, ainda provisoriamente, de “jornalismo de conhecimento”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.