A contribuição de Max Weber para os estudos do jornalismo: um ensaio teórico-metodológico

Autores

  • Virgínia Pradelina da Silveira Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Taís Seibt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.640-657

Palavras-chave:

Jornalismo. Ação social racional. Max Weber. Jornalismo de conhecimento.

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é discutir a pertinência de alguns conceitos e da metodologia compreensiva de Max Weber para os estudos do Jornalismo enquanto uma instituição constitutiva da estrutura social. Para isso, primeiramente, retoma-se o conceito de ação social e sua respectiva tipologia, para, a seguir, discutir a possibilidade de conceber o jornalismo como uma ação social racional conforme os fins e conforme os valores. Dessa discussão, resulta a proposição de um novo paradigma para o estudo do jornalismo, que se está chamando, ainda provisoriamente, de “jornalismo de conhecimento”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Pradelina da Silveira Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS).

Taís Seibt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências da Comunicação, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS).

Referências

ALSINA, Miquel Rodrigo. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.

BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; QUINTANEIRO, Tania. Max Weber. In: QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de O; OLIVEIRA, Marcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 105-147

BELL, Daniel. The coming of post-industrial society. Basic Books: Nova York, 1999.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRIN, Colette; CHARRON, Jean; BONVILLE, Jean de. Nature et transformation du journalisme - théorie et recherches empiriques. Les Presses de L’Université Laval, Canadá, 2004. Tradução de Márcia Marques e Rogério dy lá Fuente Gonçalves, no prelo.

BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CARDOSO, Fernando Henrique; IANNI, Octávio. Homem e sociedade. São Paulo: Cia Editoa Nacional,1973.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000a.

CONDE, Maria Rosa Berganza. A contribuição de Robert E. Park, o jornalista que se converteu em sociólogo, à teoria da informação. In: BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz (Orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa, vol. 2. Porto Alegre: Sulina, 2008, pp. 15-32.

COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira. Indústria de Notícias: capitalismo e novas tecnologias no jornalismo contemporâneo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

GIDDENS, Antony. Sociologia. 6ª ed. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.

KUSCHIK, Murilo. Weber e a sua relação com a comunicação. In: BERGER, Christa;

MACHADO, Elias. O pioneirismo de Robert E. Park na pesquisa em Jornalismo. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia. Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e Mídia da Universidade Federal de Santa Catarina ,v. 2, n.1, p 23-34, jul. 2005.

MAROCCO, Beatriz (Orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 23-33

MAROCCO, Beatriz; BERGER, Christa (Orgs.). A era glacial do Jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2006.

NÉVEU, Érik. Sociologia do jornalismo. São Paulo: Loyola, 2006.

PARK, Robert. A história natural do jornal. In: BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz (Orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa, vol. 2. Porto Alegre: Sulina, 2008a, p. 33-50.

PARK, Robert. A notícia como forma de conhecimento: um capítulo dentro da sociologia do conhecimento. In: BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz (Orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa, vol. 2. Porto Alegre: Sulina, 2008, p. 51-70.

PLAISANCE, Patrick Lee. Ética na Comunicação: princípios para uma prática responsável. Porto Alegre: Penso, 2011.

QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de O.; OLIVEIRA, Marcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

RIBEIRO, Paulo Silvino. Sociologia. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/estrutura-social.htm >. Acesso em 01/09/2015.

SCHUDSON, Michael. Descobrindo a notícias: uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Petrópolis: Vozes, 2010.

SPONHOLZ, Liriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções. Florianópolis: Insular, 2009.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4. ed. Brasília: UnB, 2014.

WEBER, Max. Sociologia da imprensa: um programa de pesquisa. In: BERGER, Christa;

MAROCCO, Beatriz (Orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2006, p. 34-44

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Fonseca, V. P. da S., e T. Seibt. “A contribuição De Max Weber Para Os Estudos Do Jornalismo: Um Ensaio teórico-metodológico”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 640-57, doi:10.19132/1807-8583201534.640-657.