Divulgação da ciência na universidade pública: análise de conteúdo de informativo produzido por uma assessoria de comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.107073

Palavras-chave:

Divulgação científica, Assessoria de comunicação e de imprensa, Comunicação pública, Universidade pública, @UFRNotícias

Resumo

Este artigo tem o objetivo de contribuir com as discussões sobre o trabalho da assessoria de imprensa / comunicação na divulgação de pesquisas científicas realizadas em universidades públicas. Para isto, analisa os conteúdos do boletim informativo @UFRNotícias, produzido pela Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil, relativos a investigações científicas feitas na citada organização e a temáticas administrativas (eventos, serviços e divulgação institucional). O debate teórico envolve conceitos de assessoria de comunicação e de imprensa, comunicação pública associada à divulgação científica e a importância da comunicação organizacional e estratégica na consolidação da imagem e na legitimação social de uma instituição pública de ensino e pesquisa. Como metodologia, a análise de conteúdo foi utilizada para formular categorias temáticas relacionadas à divulgação científica, observar o formato do produto midiático e fazer inferências sobre as condições de produção do material e sobre o contexto social e institucional no qual ele está inserido. A amostra é composta por 24 boletins (144 textos) enviados em agosto de 2018. Os resultados mostram que os conteúdos relacionados às pesquisas científicas têm pouco destaque (ausência de fotografias e vídeos) e espaço no boletim (cerca de 8% do total), e são, na sua maioria, superficiais. O formato padronizado e a cobertura heterogênea demonstram uma tentativa de divulgar conteúdos que atendam interesses de públicos diferentes como jornalistas e comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Universidade da Beira Interior (Portugal)

Doutor, sob o regime de cotutela, em Estudos da Mídia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e em Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. Mestre em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Mídia e Assessoria de Comunicação pelo Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos (Cesrei) e graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior

Doutora em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior. Professora auxiliar do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política e diretora do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

Ramalho, R., e A. Gradim. “Divulgação Da Ciência Na Universidade Pública: Análise De Conteúdo De Informativo Produzido Por Uma Assessoria De comunicação”. Intexto, nº 53, janeiro de 2022, p. 107073, doi:10.19132/1807-8583202253.107073.

Edição

Seção

Artigos