EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.126828

Palavras-chave:

Política de Educação Superior, Política Pública, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

O presente ensaio aborda a expansão do acesso à educação superior pública brasileira, com destaque para a formação na área da saúde, na perspectiva da justiça social. Parte do entendimento de educação como bem público, direito social e dever do Estado, compromissada com o desenvolvimento social e da nação. Foram analisados dados do Censo da Educação Superior dos anos de 2008 e 2018, destacando as principais mudanças ocorridas após 10 anos de implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O número total de matrículas nas universidades federais passou de 698.319, em 2008, para 1.324.984, em 2012. Na área da saúde, as matrículas em cursos presenciais nas universidades federais, no mesmo período, aumentaram 78,2% e o número de cursos 59,4%. Os cursos da área de saúde estão entre os que mais cresceram. Ainda que tenha aumentado a oferta de cursos noturnos, a formação em saúde é predominantemente diurna na rede federal. A expansão da educação superior pública brasileira oportuniza o acesso a um maior número de estudantes, embora o número de concluintes não acompanhe proporcionalmente o volume de ingressantes e matriculados, demandando ações de promoção da permanência e da conclusão nos cursos.

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Biografia do Autor

Juliana Maciel de Souza Lamers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão da Educação pela UFRGS. Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da UFRGS e Doutora em Educação pela UFRGS. Atua como técnica em assuntos educacionais na Faculdade de Odontologia da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Pedagogia (1971) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (1974) e Doutora em Educação (1979) pela Michigan State University. É Professora Titular de Política e Administração da Educação na UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Atua em cursos de licenciatura e no PPG da Educação, pesquisa e extensão sobre Política e Gestão da Educação, assim como no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), por meio de convênio entre ambas as universidades. Teve experiências de administração acadêmica. Foi a Reitora protempore para a implantação da UNIPAMPA, de 2008 a 2011 e Secretária de Educação Básica no Ministério da Educação, em 2014. No Conselho Nacional de Educação, integrou a Câmara de Educação Superior de 2008 a 2012 e a Câmara de Educação Básica de 2004 a 2008 e em 2014. Participa ativamente de diversas entidades acadêmico-científicas, como a ANPEd, sendo atualmente (2021-2023) sua 1ª Secretária, a SBPC, a ANFOPE e a ANPAE, tendo sido desta Presidente e Diretora de Pesquisa e Publicações. Foi editora da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação durante vários períodos e é membro de seu conselho editorial como de outros periódicos nacionais e estrangeiros. Atualmente é editora-associada do periódico Education Review - Resenhas Educativas. Participou da comissão especial que propôs o SINAES e de muitos outros trabalhos na área de Educação, com ênfase em Política, Avaliação, Planejamento e Legislação Educacional, Gestão Universitária e Educação Comparada

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

LAMERS, J. M. de S.; LUCE, M. B. EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.126828. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/126828. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensaios e debates