FATORES ASSOCIADOS AO DESMAME PRECOCE NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i2.133427Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Desmame precoce, Fatores de riscoResumo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a criança seja alimentada de forma exclusiva com leite materno direto da mama ou ordenhado, sem inclusão de água ou chás até os seis meses de idade. O desmame precoce, que corresponde à interrupção total ou parcial do aleitamento materno exclusivo antes dos seis meses, se apresenta como problema de saúde pública, sendo capaz de causar desnutrição, obesidade infantil e contribuir para o aumento da mortalidade infantil, estando relacionado com fatores sociais, econômicos e culturais. O estudo teve como objetivo identificar as causas da interrupção precoce do aleitamento materno no Brasil. Trata-se de estudo descritivo exploratório do tipo revisão integrativa de literatura, de artigos publicados no período de 2018 a 2022, disponíveis na Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), pela Biblioteca Virtual de Saúde. A coleta de dados foi realizada em maio de 2023. No primeiro momento foram encontrados 2.671 artigos. Com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 21 artigos. Após a leitura do conteúdo, 12 artigos foram selecionados. A leitura detalhada dos estudos possibilitou eleger três categorias de análise: fatores maternos que influenciam o desmame precoce; mitos, crenças e bicos artificiais que contribuem para o desmame precoce; estratégias profissionais para a redução dos fatores associados ao desmame precoce. Foram identificados como fatores que contribuem para o desmame precoce o retorno materno ao trabalho, a idade materna, a presença de fissuras mamilares, a má experiência anterior, as crenças e os mitos sobre a amamentação e uso de chupetas e mamadeiras. A implantação de estratégias de educação/promoção em saúde deve ser estimulada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, reduzindo o desmame precoce no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito 2023-09-22
Publicado 2023-10-06