EXTRAÇÃO DE LEITE HUMANO À BEIRA DO LEITO EM AMBIENTE NEONATAL
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128224Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Neonatologia, COVID-19, Recém-nascido, Prematuro, LactaçãoResumo
O leite materno além de ser a melhor alimentação para bebês, contribui para redução de até 13% da mortalidade infantil. Dentre as estratégias para intensificar o aleitamento materno e a manutenção da lactação encontra-se a extração de leite humano em ambiente neonatal. Com a pandemia, novos obstáculos surgiram, como o distanciamento das mães nas unidades neonatais e a redução na extração de leite a beira do leito em ambiente neonatal. O objetivo deste artigo foi relatar a experiência de estratégias e ações que favoreçam a manutenção da lactação em mães de recém-nascidos prematuros, com ênfase na extração de leite à beira do leito nas unidades neonatais. Trata-se de relato de experiência que utilizou a metodologia do Arco de Maguerez, nas unidades neonatais de um hospital terciário, em Fortaleza/Ceará, nos meses de fevereiro a agosto de 2022. Teve como base as estratégias para manutenção da lactação em mães de recém-nascidos prematuros com ênfase na extração de leite à beira leito. Destacam-se como desafios da manutenção da lactação em mães de recém-nascidos prematuros a interrupção da ordenha na beira do leito, a ausência de protocolo definido, a falta de sensibilização da equipe, a superlotação, a dificuldade no livre acesso da mãe de corrente do agravamento da pandemia e a baixa adesão dos profissionais aos treinamentos. A partir dos aspectos identificados foi desenvolvido o ‘Procedimento Operacional Padrão e Fluxo de Extração de Leite em Ambiente neonatal’, reuniões, treinamentos e sensibilização com as equipes, envolvendo também a residência multiprofissional. As boas práticas neonatais ainda são um desafio, observado de forma mais evidente na pandemia. Esta experiência possibilitou identificar lacunas, desenvolver estratégias, intensificar o conhecimento e direcionar ações para a melhoria da assistência neonatal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).