SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sabrina Lacerda da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i1.88889

Resumo

Em algum momento de desespero na vida, todos já flertaram com o suicídio. O suicídio é um ato consciente visto como única solução para resolver uma dor psicológica insuportável (RIBEIRO et al., 2018). Durante a história da humanidade existem registros sobre o comportamento suicida. No antigo Egito foi escrito o poema Diálogo de um desesperado com sua alma (MARCUS, 2014). Na Grécia antiga existiam relatos sobre suicídio, já para o cristianismo era considerado um ato injusto (KOHLRAUSCH, 2012). Essa autora, complementa que na idade média os suicidas eram arrastados pelas cidades e enterrados em território não santo. Nesse mesmo estudo, refere como comportamento suicida os pensamentos e os atos que assinalam a ideação, risco, planejamento e a tentativa de suicídio. A adolescência é um momento de muitas transformações psicológicas e biológicas que podem gerar sofrimentos (BATISTA; MARANHÃO; OLIVEIRA, 2018). Para o adolescente cada problema sem solução gera um grande sofrimento, aproximando ele do comportamento suicida. O comportamento suicida no adolescente é determinado na maioria das vezes pelas condições de vulnerabilidades sociais, individuais ou programáticas (ALVES; CADETE, 2015). Diante o exposto sobre suicídio e a relação com adolescência torna-se importante discutir o tema com pessoas envolvidas no cuidado e educação dessa faixa etária. O presente trabalho tem por objetivo relatar a palestra Suicídio na Adolescência. No dia 30 de agosto de 2018, foi realizada a palestra Suicídio na Adolescência evento organizado pelas professoras das turmas de Psicologia Educação: Adolescente da Faculdade de Educação UFRGS. Estiveram presentes as regentes envolvidas e oitenta alunos de diferentes licenciaturas da universidade, além de pessoas de outras instituições. Para a construção da atividade realizou-se uma revisão da literatura sobre o assunto. A metodologia de ensino aplicada foi a tradicional. Essa consiste no ensino centrado no professor, numa relação vertical com exposição de conhecimentos (ROZEMBERG, 2018). Entretanto, mesmo com as limitações metodológicas existentes para a atividade, foram realizados momentos de problematização com o grupo, de modo que os participantes pudessem se manifestar e assim construir conceitos de atuação sobre como executar a prevenção ao comportamento suicida e como agir na identificação de um adolescente com risco de suicídio. Apesar dos obstáculos metodológicos que atividade apresentou conseguisse falar e desmistificar alguns pontos importantes sobre o tema suicídio na adolescência. Além disso, foi possível mostrar ao grupo outras rotas para prevenir o suicídio e assim valorizar a vida.

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Biografia do Autor

Sabrina Lacerda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira emergencista do Serviço Móvel de Atendimento Móvel Urgência. Integrante do Grupo de Estudos de Atenção à Saúde em Desastres e Eventos de Massa (GEASDEM). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ALVES, M. A. G.; CADETE, M. M. M. Tentativa de suicídio infanto-juvenil: lesão da parte ou do todo? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 75-84, 2015.

BATISTA, M. D.; MARANHÃO, T. L. G.; OLIVEIRA, G. F. Suicídio em jovens e adolescentes: uma revisão acerca do comportamento suicida, sua principal causa e formas de prevenção. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Juazeiro do Norte, v. 12, n. 40, p.705-719, 2018.

KOHLRAUSCH, E. R. Avaliação das ações de saúde mental relacionadas com o comportamento suicida na estratégia de saúde da família. 2012. 207 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MARCUS, C. Egito-Literatura Egípcia: o diálogo de um desesperado com sua alma, 2014.

RIBEIRO, N. M. et al. Análise da tendência temporal do suicídio e de sistemas de informações em saúde em relação às tentativas de suicídio. Texto & contexto enferm., Florianópolis, v. 27, n. 2, p. e2110016, 2018.

ROZEMBERG, E. Qual o melhor método de ensino para os professores apostarem? Disponível em: <https://www.somospar.com.br/qual-o-melhor-metodo-de-ensino/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

SILVA, S. L. da. SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 30–31, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i1.88889. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88889. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos especiais