EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NO ÂMBITO HOSPITALAR
Resumo
Apesar do reconhecimento da importância do aleitamento materno, as taxas de amamentação ainda são baixas no Brasil, revelando a necessidade de ampliação das atividades de promoção, proteção e apoio a essa prática. Estudos sugerem que a alta frequência de problemas na amamentação pode estar associada a práticas assistenciais inadequadas, apontando para a relevância de treinamentos específicos na área. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é considerada uma ação estratégica para a transformação e qualificação das práticas de saúde, sendo necessário compreendê-las dentro de seu cenário, discutindo as demandas relativas à assistência em amamentação e as necessidades em matéria de EPS. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar oportunidades para a implementação de estratégias de EPS visando à promoção do aleitamento materno na maternidade de um hospital do interior do Rio Grande do Sul. Foi realizado um estudo exploratório de abordagem qualitativa, articulando as técnicas de observação participante na maternidade e entrevistas semiestruturadas com os profissionais. Por meio de análise de conteúdo, destacaram-se as categorias: percepções sobre a prática de promoção do aleitamento materno, dificuldades vivenciadas e contribuição da EPS. Foi evidenciada a importância da ampliação e qualificação dos espaços de EPS, em resposta às necessidades dos serviços, trabalhadores e usuários, cuja abordagem transcenda o biológico, inclua habilidades comunicativas e aspectos ligados ao processo de trabalho. Os achados desta pesquisa contribuíram para a proposta de algumas recomendações e a criação de estratégias de intervenção que possibilitem a qualificação do trabalho e do cuidado em torno da prática da amamentação.
Palavras-chave: Aleitamento Materno. Educação Permanente. Promoção da Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).