EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.126828Palabras clave:
Política de Educação Superior, Política Pública, Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeResumen
O presente ensaio aborda a expansão do acesso à educação superior pública brasileira, com destaque para a formação na área da saúde, na perspectiva da justiça social. Parte do entendimento de educação como bem público, direito social e dever do Estado, compromissada com o desenvolvimento social e da nação. Foram analisados dados do Censo da Educação Superior dos anos de 2008 e 2018, destacando as principais mudanças ocorridas após 10 anos de implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O número total de matrículas nas universidades federais passou de 698.319, em 2008, para 1.324.984, em 2012. Na área da saúde, as matrículas em cursos presenciais nas universidades federais, no mesmo período, aumentaram 78,2% e o número de cursos 59,4%. Os cursos da área de saúde estão entre os que mais cresceram. Ainda que tenha aumentado a oferta de cursos noturnos, a formação em saúde é predominantemente diurna na rede federal. A expansão da educação superior pública brasileira oportuniza o acesso a um maior número de estudantes, embora o número de concluintes não acompanhe proporcionalmente o volume de ingressantes e matriculados, demandando ações de promoção da permanência e da conclusão nos cursos.
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