CONDUTAS DIANTE DE EMERGÊNCIAS CLÍNICAS
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA INTEGRANTES DA GUARDA MUNICIPAL. UMA CONTRIBUIÇÃO AO BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO
Palavras-chave:
Capacitação em serviço. Educação. Urgências Médicas. Primeiros SocorrosResumo
A Guarda Municipal (GM) é uma instituição cuja função é zelar pelo bem dos cidadãos e pela segurança patrimonial, contribuindo para o convívio social e zelando pela ordem pública. Com a complexidade da administração municipal, as atividades das GM incluíram prestar ajuda ao cidadão que esteja passando mal, desde que seus integrantes estejam preparados, seja na realização de uma intervenção ou contactando um Serviço de Urgência. Portanto, há necessidade de qualificar o processo de trabalho dos integrantes da GM, subsidiando-os com atividades de capacitação e fornecimento de material instrucional. O objetivo é relatar a realização de oficinas para desenvolver habilidade de primeiros socorros entre os integrantes da GM, nas quais se utilizou o Manual de Condutas Diante de Emergências Clínicas, material instrucional especialmente desenvolvido no Mestrado de Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras para a educação permanente. A metodologia trata-se de relato sobre aplicabilidade de produtos desenvolvidos no mestrado bem como atividades que, promovidas pelos mestrandos, contribuem para a qualidade de vida da população. Foram realizadas duas oficinas, nas quais se oportunizou aos guardas municipais o desenvolvimento, em manequins e bonecos, das habilidades motoras necessárias à prestação de primeiros socorros, com destaque para situações de hipoglicemia, síncope vaso vagal, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. Na atividade o referencial teórico utilizado foi o material instrucional desenvolvido no mestrado em Ciências Aplicadas em Saúde, devidamente registrado com ISBN. Concluímos que os produtos do mestrado se revelaram, além de academicamente relevantes, socialmente úteis.
Downloads
Referências
-Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm> Acesso em 12 de abril de 2019.
-Brasil. Presidência da República. Lei 13.022/14, de 8 de agosto de 2014. Institui normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o § 8o do art. 144 da Constituição Federal Disponível em <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/133068266/lei-13022-14> Acesso em 22 mar. 2019.
-Aragão Filho O. Guarda Municipal recebe treinamento de primeiros socorros. Umuarama Ilustrado. 2018. Disponível em https://ilustrado.com.br/guarda-municipal-recebe-treinamento-de-primeiros-socorros/ Acesso em 5 de julho de 2019.
-Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2048, de 5 de novembro de 2002. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html. Acesso em 5 de julho de 2019.
-Brasil. Município de Ponta Porã. Guarda Civil Municipal tem curso de primeiros socorros
Disponível em https://pontapora.ms.gov.br/v2/guarda-civil-municipal-tem-curso-de-primeiros-socorros/ Acesso em 20 de Setembro de 2018.
-Brasil. Município de Santa Bárbara. Curso Básico de Primeiros Socorros para Guardas Municipais. Disponível em http://www.santabarbara.ba.gov.br/noticia/45/curso-basico-nocoes-de-primeiros-socorros Acesso em 15 de Agosto de 2018.
-Brasil. Município de Aracaju. Guarda Municipal recebe curso de renome mundial em primeiro socorros. Disponível em <https://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=67035>Acesso em 15 de Setembro de 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito 2022-03-19
Publicado 2022-11-14