O USO DE METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO MÉDICA: EXPERIÊNCIA DE UM COMPONENTE CURRICULAR DE SAÚDE COLETIVA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.114179Resumo
A partir da implementação de um projeto pedagógico de curso de medicina iniciado em função do Programa Mais Médicos, que estimula o uso de metodologias ativas de aprendizagem e que problematiza situações reais, objetiva-se relatar a experiência do uso de metodologias ativas de aprendizagem em um componente curricular regular chamado de Saúde Coletiva I, ofertado em uma das primeiras turmas do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Para estruturar o relato de experiência, foram utilizadas as atas das reuniões realizadas pelo grupo de docentes e os portfólios crítico-reflexivos elaborados pelos estudantes. O componente curricular foi desenvolvido a partir da necessidade de colocar o estudante como centro do processo e compreender o papel do professor como orientador e facilitador do processo de aprendizagem. Aliado a isso, a imersão na realidade dos serviços de saúde potencializa a construção de conhecimentos coerentes com a realidade. Por fim, o portfólio foi revelado como um potente instrumento de avaliação de todas as ações realizadas, contudo apresenta limitações relacionadas ao tempo para sua produção e acompanhamento avaliativo dos docentes. No entanto, ao mesmo tempo em que houve um estimulo criativo tendo como base situações advindas da realidade em que os estudantes se inseriram, foram vivenciados momentos desafiadores, demonstrando ainda um distanciamento do modelo de ensino ao que já se têm como tradicional.
Palavras-chave: Educação Médica. Educação de Graduação em Medicina. Metodologia. Currículo.
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