UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO CUIDADO EM SAÚDE NO TERRITÓRIO

Autores

Resumo

A presente pesquisa utilizou a cartografia enquanto inspiração metodológica para investigar a construção democrática do cuidado em saúde no território de uma unidade de saúde da zona leste de Porto Alegre. A pesquisa teve como temática de estudo o Planejamento participativo em saúde, realizado no ano de 2019, em uma unidade de saúde. Este momento de planejamento e avaliação é um encontro entre trabalhadores da unidade de saúde com os usuários do serviço, em que todos podem participar das decisões sobre as prioridades coletivas, como mudanças no processo de trabalho. Como produto técnico desenvolveu-se um material didático no formato audiovisual intitulado “Um olhar sobre a construção democrática do cuidado em saúde no território”. Este produto audiovisual encontra-se disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=_LUwQeUlGVQ. O audiovisual é uma aposta em um modo de transmissão educativa sobre o processo democrático que acontece nessa unidade de saúde. É, também, uma aposta na problematização, no resgate e na atualização de discursos sobre a democracia e as construções coletivas e comuns possíveis no cuidado em saúde na Atenção Básica.

Palavras-chave: Democratização.Cuidado em Saúde.Território. Atenção Básica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza de Oliveira Nascimento, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Psicologa. Especialista em Saúde da Família e Comunidades pela Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Elisandro Rodrigues, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Pedagogo. Doutorando em Educação (Unisinos). Mestre em Saúde Coletiva (UFRGS), com Residência em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS/EducaSaúde; Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva (UFRGS). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM). Orientador de trabalhos de conclusão de curso da Escola GHC (Residência, especializações, cursos técnicos). Técnico em Educação na Escola GHC - Grupo Hospitalar Conceição. Faz parte do Grupo de Pesquisa e Extensão da UFRGS - Geringonça (pedagogias da diferença); Grupo de Pesquisa Kabeça de Criança: Arte, Educação, Filosofia e Infâncias; Projeto de Pesquisa Políticas do Texto: O escrever no território da Pós-Graduação; do Projeto de Pesquisa Práticas curriculares de escrita e leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e os modos de subjetivação na UNISINOS; e Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. Possui experiência na área da Educação e Saúde Coletiva com ênfase nos seguintes temas: Educação em Saúde, Educação na Saúde, Saúde e Educação, Escrever na Saúde, Escrita, Montagem da Escrita e do Pensamento em Educação e Saúde

Publicado

2022-11-14

Como Citar

NASCIMENTO, L. de O.; RODRIGUES, E. UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO CUIDADO EM SAÚDE NO TERRITÓRIO. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 80, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122469. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)