PRIMEIROS SOCORROS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
UMA AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.144744Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Educação em Saúde, Ensino Fundamental e Médio, Saúde Pública, Atenção Primária à SaúdeResumo
Introdução: O currículo escolar de ensino médio, apesar de assumir o compromisso com a educação preparatória profissional e social, não contempla a formação para situações emergenciais, como primeiros socorros. Objetivo: Desenvolver e analisar intervenção educativa sobre primeiros socorros para alunos do ensino médio, abordando os acidentes mais prevalentes, como acidentes com animais peçonhentos, engasgos, afogamentos, parada cardiorrespiratória (PCR), convulsão, trauma físico e intoxicações. Metodologia: Tratou-se de estudo quase-experimental com aplicação de questionário e análise estatística comparativa antes-depois, para analisar intervenção educativa realizada por universitários, acadêmicos dos cursos de Enfermagem e de Medicina para alunos do ensino médio. Participaram do estudo 50 estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 17 anos, matriculados em uma mesma escola. A atividade foi conduzida por 15 acadêmicos previamente treinados por médicos pronto-socorristas. Resultados: O desempenho dos alunos foi avaliado por meio da evolução dos acertos às questões aplicadas no questionário. A média de acertos passou de 3,20 para 7,36 após intervenção, indicando diferença significativa (p<0,001) entre médias de acertos antes e após intervenção. A maioria dos participantes ficou muito satisfeita com a atividade educativa (80%), principalmente por novos aprendizados (48,3%) e por considerarem a atividade útil/aplicável para seu contexto de vida (43,3%). Conclusão: Mostra-se oportuna e necessária a integração entre ensino superior e médio para ampliar conhecimentos de primeiros socorros, pois 62% dos alunos nunca participaram de treinamentos nessa área. Com a aplicação de atividade teórico-prática, os resultados dos testes após intervenção se mostraram muito satisfatórios. O questionário de satisfação demonstrou que os alunos aprovaram a atividade e a consideraram útil e importante para novos aprendizados.
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