PRIMEIROS SOCORROS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

UMA AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.144744

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Educação em Saúde, Ensino Fundamental e Médio, Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: O currículo escolar de ensino médio, apesar de assumir o compromisso com a educação preparatória profissional e social, não contempla a formação para situações emergenciais, como primeiros socorros. Objetivo: Desenvolver e analisar intervenção educativa sobre primeiros socorros para alunos do ensino médio, abordando os acidentes mais prevalentes, como acidentes com animais peçonhentos, engasgos, afogamentos, parada cardiorrespiratória (PCR), convulsão, trauma físico e intoxicações. Metodologia: Tratou-se de estudo quase-experimental com aplicação de questionário e análise estatística comparativa antes-depois, para analisar intervenção educativa realizada por universitários, acadêmicos dos cursos de Enfermagem e de Medicina para alunos do ensino médio. Participaram do estudo 50 estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 17 anos, matriculados em uma mesma escola. A atividade foi conduzida por 15 acadêmicos previamente treinados por médicos pronto-socorristas. Resultados: O desempenho dos alunos foi avaliado por meio da evolução dos acertos às questões aplicadas no questionário. A média de acertos passou de 3,20 para 7,36 após intervenção, indicando diferença significativa (p<0,001) entre médias de acertos antes e após intervenção. A maioria dos participantes ficou muito satisfeita com a atividade educativa (80%), principalmente por novos aprendizados (48,3%) e por considerarem a atividade útil/aplicável para seu contexto de vida (43,3%). Conclusão: Mostra-se oportuna e necessária a integração entre ensino superior e médio para ampliar conhecimentos de primeiros socorros, pois 62% dos alunos nunca participaram de treinamentos nessa área. Com a aplicação de atividade teórico-prática, os resultados dos testes após intervenção se mostraram muito satisfatórios. O questionário de satisfação demonstrou que os alunos aprovaram a atividade e a consideraram útil e importante para novos aprendizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Tamara Ikeda Zaith, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Graduanda em Medicina. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, Brasil

Samara de Lima Silva, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

 Graduanda em Medicina. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, Brasil

Vanessa Masfély Rocha, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Graduanda em Medicina. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, Brasil

Carolina Silva Falarino, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Graduanda em Medicina. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, Brasil

Ieda Francischetti, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Médica, Doutora em Cirurgia. Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, Brasil

Downloads

Publicado

2025-03-23

Como Citar

ZAITH, P. T. I.; SILVA, S. de L.; ROCHA, V. M.; FALARINO, C. S.; FRANCISCHETTI, I. PRIMEIROS SOCORROS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e144744, 2025. DOI: 10.54909/sp.v9i1.144744. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/144744. Acesso em: 17 maio. 2025.