Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência

Autores

  • Cassiela Roman Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR)
  • Juliana Ellwanger Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR)
  • Gabriela Curbeti Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR)
  • Anderson Donelli da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCARDIO)
  • Carmen Lucia Bezerra Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU)
  • Waldomiro Carlos Manfroi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i2.80857

Resumo

Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.

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Biografia do Autor

Cassiela Roman, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR)

Farmacêutica. Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2014). Especialização em Saúde da Família e Comunidade, pelo Programa de Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC) (2016); e Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2016). Atualmente, mestranda em Assistência Farmacêutica pelo PPGASFAR da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Juliana Ellwanger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR)

Farmacêutica, mestranda do PPG em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Gabriela Curbeti Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR)

Farmacêutica, mestranda do PPG em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Anderson Donelli da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCARDIO)

Médico, Doutor pelo PPG em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Carmen Lucia Bezerra Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU)

Professora Titular de Sociologia da Educação, DEBAS/FACED/PPGEDU e PPGENSAU/UFRGS.

Waldomiro Carlos Manfroi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU)

Professor Doutor do PPG Ensino na Saúde – Mestrado Profissional – Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

ROMAN, C.; ELLWANGER, J.; BECKER, G. C.; SILVEIRA, A. D. da; MACHADO, C. L. B.; MANFROI, W. C. Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 14–24, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i2.80857. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/80857. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes

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