O AGIR DOCENTE E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM PARA O SUS

Autores

  • Michele da Rosa Ferreira Grupo Hospitalar Conceição
  • Ananyr Porto Fajardo Grupo Hospitalar Conceição
  • Cristine Maria Warmling Grupo Hospitalar Conceição e do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde a Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.97574

Resumo

O estudo possui o objetivo principal de analisar o agir docente no processo de integração ensino-serviço de um Curso Técnico em Enfermagem do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico, com abordagem qualitativa. Foram realizados três grupos focais (gravados e transcritos) com oito docentes dos onze que atuam na escola analisada. Os resultados sistematizados do grupo anterior foram apresentados e usados em continuidade ao roteiro com base no agir em competência da Ergologia. Os discursos que emergiram durante a realização dos grupos focais contribuíram para planejar a educação permanente dos docentes sobre o princípio educativo do trabalho e a revisão do Projeto Político Pedagógico do Curso, aproximando-se da pesquisa-ação-intervenção. A análise textual do discurso demonstrou que as lógicas das tecnologias educacionais do agir docente em processos de integração ensino-serviço na escola de serviço do SUS subverte a das escolas formais do sistema de ensino – do trabalho como centro do ensino para o ensino que se constitui no trabalho. Se, em uma escola de serviço do SUS, trabalhar é educar-se, do agir dos próprios docentes ao aprendizado dos estudantes/trabalhadores, o papel das renormalizações das normas é princípio da tecnologia pedagógica do agir docente do SUS.

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Biografia do Autor

Michele da Rosa Ferreira, Grupo Hospitalar Conceição

 Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS do Grupo Hospitalar Conceição 

Ananyr Porto Fajardo, Grupo Hospitalar Conceição

Docente Permanente do Programa de Pós graduação Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS do Grupo Hospitalar Conceição.

Cristine Maria Warmling, Grupo Hospitalar Conceição e do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde a Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Permanente  do Programa de Pós graduação Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS do Grupo Hospitalar Conceição e do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde a Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

FERREIRA, M. da R.; FAJARDO, A. P.; WARMLING, C. M. O AGIR DOCENTE E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM PARA O SUS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 36–51, 2019. DOI: 10.54909/sp.v3i2.97574. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97574. Acesso em: 28 mar. 2024.

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