ELEMENTOS SENTIMENTAIS DA ESTRUTURA CORONELÍSITICA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DE JOÃO LISBOA

Autores

  • Felipe Laurêncio de Freitas Alves Universidade Federal do Maranhão
  • Paulo Fernando Soares Pereira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Paixão Política, Coronelismo, Eleições Municipais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir das observações do escritor João Francisco Lisboa, analisar a permanência da estrutura coronelística nas eleições municipais brasileiras, objetivando, dessa forma, averiguar a forma como os resquícios dos elementos paternalísticos que envolviam a relação coronel-roceiro contribuíram para a permanência do coronelismo nas eleições atuais nos rincões do país. A metodologia utilizada é desenvolvida a partir da revisão crítica de literatura, ou seja, revisão bibliográfica dos principais autores que tradicionalmente tratam do coronelismo, com ênfase, principalmente, nas observações de João Francisco Lisboa (1864; 1993; 2004), sem ignorar, por outro lado, o arcabouço sociológico de pensadores como Max Weber (2010) e Pierre Bourdieu (1989) a respeito das estruturas de poder político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Laurêncio de Freitas Alves, Universidade Federal do Maranhão

Graduando do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Estagiário na Procuradoria da Dívida Ativa vinculada à Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão.

Paulo Fernando Soares Pereira, Universidade de Brasília

Doutorando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB, com período de pesquisa na Universidade Nacional da Colômbia e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC: Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas - FGV.  Integrante da Advocacia-Geral da União – AGU: Procurador Federal.

Downloads

Publicado

07-04-2020

Como Citar

ALVES, Felipe Laurêncio de Freitas; PEREIRA, Paulo Fernando Soares. ELEMENTOS SENTIMENTAIS DA ESTRUTURA CORONELÍSITICA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DE JOÃO LISBOA. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/95910. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.