Karaí Arandú na Bienal do Mercosul: educação guarani como possibilidade para uma estética decolonial

Authors

  • Maria Aparecida Bergamaschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Dannilo Cesar Silva Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil) Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Keywords:

Educação Guarani. Arte e Escola. Mediação Cultural. Estética Decolonial.

Abstract

O artigo discute educação, estética e possibilidades para uma estética decolonial, a partir de uma vivência que denominamos mediação (inter)cultural em uma escola guarani e em uma exposição de arte na 10ª Bienal do Mercosul. A noção de escola (inserida no território indígena) como espaço de fronteira contribuiu para a compreensão de um pensamento fronteiriço, que escapa ao cânone moderno ocidental. A mediação (inter)cultural mostrou-se útil como método para o je guata – caminhada –, uma caminhada investigativa, realizada com um coletivo escolar pertencente ao povo guarani.

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Author Biographies

Maria Aparecida Bergamaschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Maria Aparecida Bergamaschi é professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, líder do Grupo de Pesquisa PEABIRU: Educação Ameríndia e Interculturalidade (CNPq). 

Dannilo Cesar Silva Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Dannilo Cesar Silva Melo, graduado em História, é mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Published

2022-10-02

How to Cite

Bergamaschi, M. A., & Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil), D. C. S. (2022). Karaí Arandú na Bienal do Mercosul: educação guarani como possibilidade para uma estética decolonial. Brazilian Journal on Presence Studies, 8(4), 719–749. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/78816

Issue

Section

Decolonial Poetics and Pedagogies

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