https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/issue/feed Revista Brasileira de Estudos da Presença 2023-10-24T15:54:13-03:00 Gilberto Icle rev.presenca@gmail.com Open Journal Systems <p>This journal is owned and managed by GETEPE-Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance, from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil</p> https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129871 Apontamentos sobre as Pesquisas de Jerzy Grotowski e Maud Robart sobre os Cantos Afrodiaspóricos 2023-05-03T15:31:27-03:00 Luciano Matricardi luciano.matricardi@gmail.com <p>Este artigo trata das investigações transculturais de Jerzy Grotowski sobre os cantos tradicionais afrodiaspóricos. A partir de alguns apontamentos sobre a colaboração realizada com a artista haitiana Maud Robart, busca-se explicitar que tais investigações não estavam direcionadas à expropriação dos conhecimentos performativos tradicionais, ao esvaziamento de seus sentidos e à estetização de suas formas. Em sua dimensão política, conforme se busca evidenciar, tratava-se de um trabalho que tinha a potência de relativizar os modos de percepção habituais do indivíduo, principalmente daquele moderno e ocidental, na direção do que poderia ser chamada de uma ‘descolonização do si mesmo’.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/133988 Notes on Jerzy Grotowski and Maud Robart’s Researches on Afro-diasporic Chants 2023-07-16T18:10:48-03:00 Luciano Matricardi luciano.matricardi@gmail.com <p>This paper discusses the transcultural investigations conducted by Jerzy Grotowski on traditional AfroDiasporic chants. Based on some notes on the collaboration with the Haitian artist Maud Robart, it argues that these investigations were not aimed at the expropriation of traditional performative knowledge, the emptying of its meanings or the aestheticization of its forms. In its political dimension, as it seeks to delineate, it was a work that had the potential to relativize the usual modes of perception of the individual, especially the modern and western one, towards what could be called a ‘decolonization of the self’.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129862 Povoar a Cultura com a Performance da Floresta: 2023-04-03T14:58:43-03:00 Dodi Leal dodi@alumni.usp.br Saile Moura Farias sailemouraf@gmail.com <p>O texto aborda a <em>performance da floresta</em> como um paradigma de povoamento cultural que rompe com as noções totalizantes de humanidade-urbanidade presentes nas hegemonias sexo-gênero coloniais. Tem-se como cerne do trabalho as figuras corporais <em>viadoplantas</em> e <em>transespécies</em> como modos vegetativos de inclinação da vida e da cena. A partir de linhas das forças do trabalho <em>Corpoflor</em> e da acepção <em>corpoluz</em> elaborada na obra <em>TRAVED: palestra-performance em realidade virtual</em>, o estudo articula paradigmas ético-filosóficos de povoamento da cultura, reconhecendo, assim, as florestas como entidades performativas sexualizadas e generificadas.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/133862 Peopling Culture with the Performance of the Forest: 2023-07-10T17:49:48-03:00 Dodi Leal dodi@alumni.usp.br Saile Moura Farias sailemouraf@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">The text addresses the </span><em><span style="font-weight: 400;">performance of the forest </span></em><span style="font-weight: 400;">as a paradigm of cultural peopling that breaks with the totalizing notions of humanity-urbanity present in colonial sex-gender hegemonies. The core of the work is the bodily figures</span><em><span style="font-weight: 400;"> viadoplants</span></em><span style="font-weight: 400;"> and </span><em><span style="font-weight: 400;">trans-species </span></em><span style="font-weight: 400;">as vegetative ways of inclining life and the scene. Based on the lines of strength of the work </span><em><span style="font-weight: 400;">Corpoflor</span></em><span style="font-weight: 400;"> and the conception of </span><em><span style="font-weight: 400;">corpoluz</span></em><span style="font-weight: 400;"> developed in the work </span><em><span style="font-weight: 400;">TRAVED: </span></em><em><span style="font-weight: 400;">palestra-performance em realidade virtual</span></em><span style="font-weight: 400;">, the study articulates ethical-philosophical paradigms of peopling of culture, thus recognizing forests as sexualized and gendered performative entities.</span></p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129706 Companhias de Arlequins: 2023-05-03T15:26:11-03:00 Paula Gomes Magalhães paula.magalhaes@campus.ul.pt <p>Em Lisboa, as feiras e os seus divertimentos foram uma das mais concorridas manifestações da cultura popular durante a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Entre os divertimentos oferecidos, o teatro era um dos mais apreciados, mas a história apenas guardou a memória das barracas que, nas feiras, passaram a apresentar repertório declamado (comédias, paródias, mágicas e revistas). Votadas ao esquecimento ficaram as barracas de arlequins e saltimbancos, trupes ambulantes que, de terra em terra, apresentavam acrobacias, pantomimas e cenas cómicas. Este artigo pretende trazer à ribalta práticas de teatro popular outrora ‘esquecidas’, como as trupes de arlequins e os seus espetáculos, redefinindo a sua importância no contexto da época e da História do Teatro em Portugal.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/133870 Harlequin companies 2023-07-11T09:33:09-03:00 Paula Gomes Magalhães paula.magalhaes@campus.ul.pt <p> </p> <p> </p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129409 Brasil, Espelho de Cabo Verde: 2023-05-03T15:28:07-03:00 Carmo Daun e Lorena carmodaun@gmail.com <p>O carnaval de São Vicente é um símbolo da identidade da ilha e, simultaneamente, um campo que evoca e intersecta vários referentes identitários, sendo o Brasil o principal. Neste artigo, revisita-se a longa história de discursos e representações acerca da relação identitária entre Cabo Verde e Brasil, a partir do caso do carnaval de São Vicente. Com base em pesquisa arquivística e etnográfica, apresentam-se várias influências culturais brasileiras que, ao longo do tempo, marcaram o carnaval da ilha, e discute-se essa suposta relação, propondo a metáfora do espelho para melhor ilustrar essa identificação unilateral e demanda identitária.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/133839 Brazil, Mirror of Cape Verde 2023-07-09T17:12:38-03:00 Carmo Daun e Lorena carmodaun@gmail.com <p>The São Vicente carnival is a symbol of the island’s identity and, at the same time, a field that evokes and intersects several identity referents, with Brazil being the main one. This article revisits the long history of discourses and representations about the identitarian relation between Cape Verde and Brazil, through the case of the São Vicente carnival. Based on archival and ethnographic research, the article presents several Brazilian cultural influences that over time marked the island’s carnival and discusses this supposed relation, proposing the mirror metaphor to better illustrate this unilateral identification and identity demand.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129360 Flamenco Negro: 2023-05-03T15:28:54-03:00 Giuliano Andreoli giuliano-andreoli@uergs.edu.br <p>Este artigo propõe uma análise do espetáculo <em>Flamenco Negro</em> a partir do referencial teórico da sociologia da arte e da sociologia das relações étnico-raciais, combinando a análise do contexto social de produção da obra com a metodologia de análise do espetáculo. O estudo constatou que o processo de criação foi parte de uma rede social articuladora de uma comunidade de sentido que ajudou a formar a própria consciência racial das bailarinas, possibilitando-lhes reafirmar sua posição e seu modo de dançar no cenário artístico e redimensionar a diáspora negra como experiência coletiva ao ressaltar o hibridismo entre danças e musicalidades afrodiaspóricas no flamenco.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134612 Flamenco Negro: 2023-08-07T20:23:13-03:00 Giuliano Andreoli giuliano-andreoli@uergs.edu.br <p>This paper proposes an analysis of the spectacle <em>Flamenco Negro</em>, based on the theoretical framework of the sociology of art and the sociology of ethnic-racial relations, combining the analysis of the social context of production of the work with the methodology of performance analysis. The study found that the process of creating such a work of art was part of a social network articulating a community of meaning that helped to form the dancers’ own racial consciousness, enabling them to reaffirm their position and their way of dancing within the art scene and resize the black diaspora as a collective experience by highlighting the hybridity between Afro-diasporic dances and musicalities in Flamenco.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129593 Insígnias de Poder na Congada: 2023-05-03T15:33:39-03:00 Cleber de Sousa Carvalho cleberdesousa@gmail.com Sebastião Rios sebastiaorios@gmail.com <p>O estudo apresenta reflexões acerca dos processos de evocação de memórias entre os congadeiros em Goiânia/GO, a partir da agência dos objetos sagrados - as coroas, as bandeiras e os bastões de mando. Foi desenvolvida pesquisa etnográfica nos festejos da Vila João Vaz entre os anos de 2017 e 2020. Observou-se que o uso dos objetos sagrados pode evocar memórias ligadas à ancestralidade e aos familiares que partiram. Em certos contextos, os objetos são dotados de poderes e configuram-se como instrumentos que possibilitam a comunicação com suas divindades, sejam os santos católicos ou entidades do panteão afro-brasileiro.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134557 Insignias of Power in Congada: 2023-08-04T16:57:05-03:00 Cleber de Sousa Carvalho cleberdesousa@gmail.com Sebastião Rios sebastiaorios@gmail.com <p>The study presents reflections on evocation memories processes among the <em>congadeiros</em> in Goiânia/GO, from the agency of the sacred objects - the crowns, flags, and batons of command. The festivities of the João Vaz neighborhood were subject to ethnographic research between the years 2017 and 2020. It was observed that the use of sacred objects can evoke memories linked to ancestry and gone relatives. In certain contexts, objects are endowed with powers and are configured as instruments that enable communication with their deities, whether Catholic saints or entities of the Afro-Brazilian pantheon.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134289 Contribuições da Pesquisadora Beti Rabetti para o Tema Teatro e Culturas Populares: 2023-07-27T16:10:44-03:00 Alberto Ferreira da Rocha Junior tibaji.alberto@gmail.com <p>O artigo tem como objetivo discutir a contribuição de Beti Rabetti (Maria de Lourdes Rabetti) sobre as relações entre teatro e culturas populares. É apresentado um panorama sucinto da trajetória da pesquisadora e das discussões empreendidas sobre o tema, tanto a partir de suas pesquisas e publicações como a partir de suas orientações, enfatizando-se sua discussão sobre a importância dos modos de produção teatral. Discute-se a noção de cultura popular segundo autores como Bakhtin, Burke, Canclini e José Jorge de Carvalho. Também são abordados aspectos do teatro cômico popular, do teatro de revista no Brasil e de manifestações de culturas tradicionais em sua relação com o teatro de Ariano Suassuna.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129854 Theater and Popular Cultures: 2023-02-22T11:44:35-03:00 Alberto Ferreira da Rocha Junior tibaji.alberto@gmail.com <p>This article aims to discuss the contribution of Beti Rabetti (Maria de Lourdes Rabetti) to discussions on the relation between theater and popular cultures. A brief overview of the researcher’s career and discussions on the subject are presented, based on her research work and publications, and on her work as an advisor, focusing on her discussion on the importance of the modes of theatrical production. Popular culture is discussed from authors such as Bakhtin, Burke, Canclini and José Jorge de Carvalho. Aspects of popular comic theater, <em>teatro de revista</em> in Brazil and manifestations of traditional cultures in their relations with the theater of Ariano Suassuna are also discussed.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129828 Formação Teatral Marcada pela Educação Popular e Cultura Popular: 2023-02-22T14:40:59-03:00 Júlia Camargos juliacamargosdp@gmail.com <p>O artigo discute os sentidos que jovens periféricos atribuem à sua experiência de formação teatral marcada pela educação popular e pela cultura popular em uma instituição de ensino em Belo Horizonte. Destacando a presença da diversidade, da coletividade e de pautas políticas na sua formação, os jovens apontam a conscientização social como impacto significativo desse processo. A experiência artístico-pedagógica teatral se configurou como espaço de socialização, positivação de identidades de jovens subalternizados e contribuiu para os seus processos de emancipação como sujeitos sociais.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134625 Theatrical Training Marked by Popular Education and Popular Culture: 2023-08-08T09:55:45-03:00 Júlia Camargos juliacamargosdp@gmail.com <p>The article discusses the meanings that young people from peripheral neighborhoods attribute to their theater studying experience marked by popular education and popular culture in an educational institution in Belo Horizonte. Highlighting the presence of diversity, collectivity and political agendas in their studying, young people point out social awareness as a significant impact of this process. The theatrical artistic-pedagogical experience was configured as a space for socialization, positivation of subaltern young people’s identities and contributed to their emancipation processes as social subjects.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129684 Tensionamentos dos Rastros Historiográficos do Zouk Brasileiro 2023-05-03T15:26:31-03:00 Ana Carolina Navarro carolnavarro@peb.ufrj.br Isabela Maria Azevedo Gama Buarque isambuarque@gmail.com Luciano Luporini Menegaldo lmeneg@peb.ufrj.br <p> O artigo objetiva difundir informações a respeito do Zouk Brasileiro, buscando contribuir com a historicização de danças brasileiras por meio de uma reflexão crítica. Para isso, foram consultadas fontes bibliográficas (artigos, teses, dissertações, vídeos e reportagens) e registros de diários de campo. As análises evidenciam disputas a respeito dos pontos: 1) surgimento do ritmo musical e da dança; 2) utilização de movimentos básicos e competitivos; 3) processo de mercantilização; e 4) questões contemporâneas do corpo. Destaca-se que o trabalho se justifica pela necessidade de ampliação dos debates acerca das historiografias de dança no país.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134784 Tensions of the Historiographic Traces of Brazilian Zouk 2023-08-14T19:24:36-03:00 Ana Carolina Navarro carolnavarro@peb.ufrj.br Isabela Maria Azevedo Gama Buarque isambuarque@gmail.com Luciano Luporini Menegaldo lmeneg@peb.ufrj.br <p>This article aims to disseminate information about Brazilian Zouk and contribute to the historical understanding of Brazilian dances through critical reflection. To this end, we researched various bibliographic sources, such as articles, theses, dissertations, videos, and reports, in addition to personal notes. The analysis showed disputes concerning the following aspects: 1) the rise of the musical rhythm and dance; 2) the use of basic and competitive movements; 3) the process of commodification; and 4) contemporary issues related to the body. It is important to emphasize that this work is motivated by the necessity to broaden the debate on dance historiography in the country.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129727 As Poéticas Caminhantes do Bumba Meu Boi Maranhense: 2023-05-03T15:24:24-03:00 Danielle Souza daniellejfonseca@yahoo.com.br <p>O texto examina o ato de caminhar como prática inventiva e sua provável experimentação na festa de São Marçal em São Luís, Maranhão. Para isso, a pesquisa mira nas poéticas moventes, produzidas pelos grupos de Bumba Meu Boi, que apresentam as ocorrências sensíveis e especificidades estéticas da Festa de São Marçal, no que tange às demais festividades juninas ocorridas no estado. Além disso, aborda o corpo brincante, considera sua expressividade festiva e caminhante como estado de criação possível e evidencia uma poética inventiva, viva e vivida na temporalidade espiralar que produz trocas coletivas e experimentações caminhantes no acontecimento investigado.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134129 Walking Poetics of the Bumba Meu Boi from Maranhão: 2023-07-22T10:13:46-03:00 Danielle Souza daniellejfonseca@yahoo.com.br <p>This text examines the action of walking as an inventive practice and its probable experimentation in the feast of São Marçal in São Luís, Maranhão. To do so, the research focuses on the moving poetics produced by the Bumba Meu Boi groups that present the sensitive occurrences and aesthetic specificities of the feast of São Marçal, in relation to other June festivities in the state. Additionally, it addresses the <em>brincante</em> body, considering its festive and walking expressiveness as a possible state of creation, and highlights an inventive poetics, alive and living in the spiral temporality that generates collective exchanges and walking experiments in the investigated event.</p> <p> </p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129840 Dança e Música como Práticas Integradas em Performances Afro-Brasileiras: 2023-04-17T22:08:47-03:00 Andréia Vieira Abdelnur Camargo andreianhur@usp.br <p>Este artigo aborda a relação entre dança e música a partir de um experimento tecnocultural que faz uso de elementos performativos do Bumba Meu Boi maranhense. A pesquisa cruza uma investigação mediada por tecnologia a discussões advindas dos campos da Musicologia, da Antropologia, das Artes Cênicas e de palavras de mestres de comunidades tradicionais. Busca-se descrever e compreender como performances culturais afro-brasileiras congregam fenômenos de <em>multimodalidade, multicoordenação</em> e <em>vizinhança</em> como fatores indispensáveis na construção de um saber corporificado, integrado e complexo, indicando inseparabilidade entre corpo, dança e música.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134083 Dance and Music as Integrated Practices in Afro-Brazilian Performances: 2023-07-19T16:33:13-03:00 Andréia Vieira Abdelnur Camargo andreianhur@usp.br <p>This paper discusses the relationship between dance and music from a technocultural experiment about performative aspects of Bumba Meu Boi of Maranhão. The research mixes research mediated by technology and theoretical discussions on Musicology, Anthropology, Performing Arts as well as testimonials of masters from traditional communities. The study aims to describe and reflect on how Afro-Brazilian cultural performances entangle the phenomena of <em>multimodality, multi-coordination,</em> and <em>neighborhood</em> as indispensable factors to conceive an integrated and complex embodied knowledge, indicating inseparability between body, dance, and music.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129868 Reflexões sobre o Popular no Contexto do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos 2023-05-14T20:39:59-03:00 Pedro Rodrigues Pereira da Silva pedror.teatro@gmail.com <p>Este artigo apresenta e discute a noção de cultura e de teatro populares com base na experiência do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos (Aracaju/SE), núcleo popular com específica relação com o espaço acadêmico. O estudo é resultado parcial de pesquisa de mestrado e utiliza-se, em maior escala, de revisão bibliográfica, fontes primárias e entrevistas. Por meio das discussões, tem-se uma visão crítica acerca do teatro popular, que pode se manifestar em diferentes lugares, modos e contextos; o que destoa de uma visão estereotipada, largamente homogênea, acerca desses fenômenos, decorrente de uma produção literária que aborda a história sob a ótica da cultura letrada.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134729 Reflections on the Popular in the Context of the Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos 2023-08-12T16:02:15-03:00 Pedro Rodrigues pedror.teatro@gmail.com <p>This article presents and discusses the notion of popular culture and theater based on the experience of the Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos (Aracaju/SE), a popular nucleus with a specific relationship with the academic space. The study is a partial result of a master’s research and makes extensive use of literature review, primary sources, and interviews. Through these discussions, a critical view of popular theater is obtained, which can manifest itself in different places, modes, and contexts, deviating from a stereotyped and largely homogeneous view of these phenomena, resulting from literary production that approaches history from the perspective of lettered culture.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/136354 Expediente 2023-10-22T16:54:15-03:00 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/136356 Masthead 2023-10-22T16:57:29-03:00 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos da Presença