Narrativa em Primeira Pessoa na Prática Performativa de Mulheres Marginalizadas e Produção de Conhecimento Decolonial

Autores

  • Caroline Dias de Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Performance, Mulheres artistas, Decolonialidade, Corporeidade, Prática artística

Resumo

Narrativa em Primeira Pessoa na Prática Performativa de Mulheres Marginalizadas e Produção de Conhecimento Decolonial – O ensaio propõe um diálogo entre pensamento decolonial feminista e performance arte em conexão com a própria experiência da autora nesses campos. Partindo do entendimento de que a perspectiva decolonial coloca sobre todas as categorizações conceituais e metodológicas ocidentais o viés crítico de observação, o objetivo é confabular sobre performance feita por mulheres marginalizadas, de modo a entender seu papel na produção de sentidos compartilhados por meio da escrita disruptiva e anticolonialista. Para tanto, discute-se sobre ações performativas na defesa desta prática como potência descolonizadora a partir da dimensão de corporeidade.

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Biografia do Autor

Caroline Dias de Oliveira Silva, Universidade Federal da Bahia

Mulher sapatão sertaneja artêra artesã performêra escritora andarilha produtora pesquisadora poeta

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Silva, C. D. de O. (2021). Narrativa em Primeira Pessoa na Prática Performativa de Mulheres Marginalizadas e Produção de Conhecimento Decolonial. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(1), 01–27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/94925

Edição

Seção

Temas Contemporâneos II