Exu Pisa no Toco de um Galho Só:
performance e performatividade em Exu
Keywords:
exu, exus, Performance e Performatividade, Performance afro, corpo encruzilhadaAbstract
Este artigo discute performatividade e performance através da analogia com o orixá Exu e as entidades Exus. A pesquisa de campo e a observação participante no candomblé e nas giras de Exus permitiram aprofundar as reflexões. Através de experiências como um omorixá Exu, projeta-se o terreiro e a encruzilhada como espaço de produção de conhecimento. Alargando o entendimento de performance tendo a diáspora africana como contribuição e influência. Conclui-se que performatividade/Exu e performance/Exus não podem ser subjugados a olhares universalistas e padronizadores. A encruzilhada é um espaço capaz de apontar caminhos que contribuem para a compreensão das performances e corporeidades negras.
Downloads
References
Referências
ASANTE, Molefi Kete. “Afrocentricidade”: notas sobre uma posição disciplinar. In:
NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica
inovadora. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Selo Negro, 2009. P. 93-110.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução critica. Tradução de Thais Flores Nogueira Diniz e Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 197-210, 2009.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FISCHER-LICHTE, Erika. A cultura como performance: desenvolver um conceito. Sinais de Cena, Lisboa, n. 4, p. 73-80, 2005.
FRIGERIO, Alejandro. Artes Negras: uma perspectiva afrocéntrica. O Percevejo, Rio de Janeiro, a. 11, n. 12, p. 51-67, 2003.
GOLDBERG, RoseLee. Arte da performance: do futurismo ao presente. 1 ed. Lisboa: Orfeu negro, 2007.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Como eles morrem. In: LUCCIONI, Gennie et al. Atualidade do mito. Tradução de Carlos Arthur R. do Nascimento. São Paulo: Duas cidades, 1977. P. 91-100.
LIGIÉRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
LOPES, Nei. Prefácio. In: LIGIÉRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. P. 09-11.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, Santa Maria, v. 25, p. 55-71, 2003a.
MARTINS, Leda. Performances do tempo e da memória: os Congados. O Percevejo, Rio de Janeiro, a. 11, n. 12, p. 68-83, 2003b.
RUFINO, Luiz. Performances afrodiaspóricas e decolonialidade: o saber corporal a partir de Exu e suas encruzilhadas. Revista Antropolítica, Niterói, n. 40, p. 54-80, 2016.
SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Performance. Dispositivo, Belo Horizonte, v. 2, n. 2 nov. 2013/ jun. 2014. P. 74-90.
SANTOS, E. Juana. Os nagôs e a morte: padê e o culto egun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 2008.
SANTOS, E. Juana; SANTOS, Deoscoredes Maximiliano dos (Mestre Didi Asipa). Èsù. Salvador: Corrupio, 2014.
SANTOS, Rodrigo de A. dos. Baraperspectivismo contra logocentrismo ou o trágico no prelúdio de uma filosofia da diáspora africana. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
SCHECHNER, Richard. “O que é performance?”. O Percevejo, Rio de Janeiro, a. 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
SCHECHNER, Richard. “O que é performance?”. In: SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. 2. ed. New York; London: Routledge, 2006. P. 28-51.
SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner: seleção de ensaio organizada por Zeca Ligiéro. Tradução de Augusto Rodrigues da Silva Junior et al. Rio de Janeiro: Mauad x, 2012.
SIMAS, Luiz Antonia; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: ciências encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. 1. ed. Porto Alegre: Editora Vozes, 2017
TAYLOR, Diana. Hacia uma definición de performance. O Percevejo, Rio de Janeiro, a. 11, n. 12, p. 17-24, 2003.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução de Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
ZENICOLA, Denise Mancebo. Performance e Ritual: a dança das iabás no xirê. Rio de Janeiro: Mauad x; Faperj, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal. By submitting an article to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
This journal use a Licença de Atribuição Creative Commons.