Exu Pisa no Toco de um Galho Só:

performance e performatividade em Exu

Auteurs

  • Genilson Leite da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mirian Bárbara Miralles Torres
  • Simonne Silva Alves
  • Tiago Sá Leitão dos Santos
  • Mirta Bárbara Torres Berdeguez

Mots-clés :

exu, exus, Performance e Performatividade, Performance afro, corpo encruzilhada

Résumé

Este artigo discute performatividade e performance através da analogia com o orixá Exu e as entidades Exus. A pesquisa de campo e a observação participante no candomblé e nas giras de Exus permitiram aprofundar as reflexões. Através de experiências como um omorixá Exu, projeta-se o terreiro e a encruzilhada como espaço de produção de conhecimento. Alargando o entendimento de performance tendo a diáspora africana como contribuição e influência. Conclui-se que performatividade/Exu e performance/Exus não podem ser subjugados a olhares universalistas e padronizadores. A encruzilhada é um espaço capaz de apontar caminhos que contribuem para a compreensão das performances e corporeidades negras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Genilson Leite da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Antropologia social pelo Museu Nacional UFRJ; Licenciando em Educação Física e Bacharel em Dança pela mesma; Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização em Linguagens Artística, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro(IFRJ) Possui experiência na área de artes/dança, atuando como arte-educador, coreógrafo e pesquisador nas áreas de Performance, Cultura Popular, Cultura de Matriz Africana, Candomblé, Relações Étnico-Raciais e Dança Contemporânea. Foi bolsista de iniciação artística e cultural na condição de intérprete criador da Companhia Folclórica do Rio - UFRJ; é integrante do Projeto em Africanidade na Dança Educação (PADE/UFRJ) onde atuou como bolsista especial de extensão; como intérprete pesquisador e Coreografo durante o ano de 2014 e 2015. Coordena o Núcleo de Estudos em Cultura Popular e Sociedade (NECPS/UFRJ). Pesquisador do Laboratório de Africológia e Estudos Ameríndios.  Atua na área de artes, com ênfase em, principalmente nos seguintes temas: dança e arte educação, performance, dança afro-contemporânea, dança popular brasileira,Dança-educação, africanidades, dança de salão e Ritmos.

Références

Referências

ASANTE, Molefi Kete. “Afrocentricidade”: notas sobre uma posição disciplinar. In:

NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica

inovadora. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Selo Negro, 2009. P. 93-110.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução critica. Tradução de Thais Flores Nogueira Diniz e Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 197-210, 2009.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FISCHER-LICHTE, Erika. A cultura como performance: desenvolver um conceito. Sinais de Cena, Lisboa, n. 4, p. 73-80, 2005.

FRIGERIO, Alejandro. Artes Negras: uma perspectiva afrocéntrica. O Percevejo, Rio de Janeiro, a. 11, n. 12, p. 51-67, 2003.

GOLDBERG, RoseLee. Arte da performance: do futurismo ao presente. 1 ed. Lisboa: Orfeu negro, 2007.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Como eles morrem. In: LUCCIONI, Gennie et al. Atualidade do mito. Tradução de Carlos Arthur R. do Nascimento. São Paulo: Duas cidades, 1977. P. 91-100.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

LOPES, Nei. Prefácio. In: LIGIÉRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. P. 09-11.

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, Santa Maria, v. 25, p. 55-71, 2003a.

MARTINS, Leda. Performances do tempo e da memória: os Congados. O Percevejo, Rio de Janeiro, a. 11, n. 12, p. 68-83, 2003b.

RUFINO, Luiz. Performances afrodiaspóricas e decolonialidade: o saber corporal a partir de Exu e suas encruzilhadas. Revista Antropolítica, Niterói, n. 40, p. 54-80, 2016.

SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Performance. Dispositivo, Belo Horizonte, v. 2, n. 2 nov. 2013/ jun. 2014. P. 74-90.

SANTOS, E. Juana. Os nagôs e a morte: padê e o culto egun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 2008.

SANTOS, E. Juana; SANTOS, Deoscoredes Maximiliano dos (Mestre Didi Asipa). Èsù. Salvador: Corrupio, 2014.

SANTOS, Rodrigo de A. dos. Baraperspectivismo contra logocentrismo ou o trágico no prelúdio de uma filosofia da diáspora africana. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

SCHECHNER, Richard. “O que é performance?”. O Percevejo, Rio de Janeiro, a. 11, n. 12, p. 25-50, 2003.

SCHECHNER, Richard. “O que é performance?”. In: SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. 2. ed. New York; London: Routledge, 2006. P. 28-51.

SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner: seleção de ensaio organizada por Zeca Ligiéro. Tradução de Augusto Rodrigues da Silva Junior et al. Rio de Janeiro: Mauad x, 2012.

SIMAS, Luiz Antonia; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: ciências encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. 1. ed. Porto Alegre: Editora Vozes, 2017

TAYLOR, Diana. Hacia uma definición de performance. O Percevejo, Rio de Janeiro, a. 11, n. 12, p. 17-24, 2003.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução de Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

ZENICOLA, Denise Mancebo. Performance e Ritual: a dança das iabás no xirê. Rio de Janeiro: Mauad x; Faperj, 2014.

Publiée

2022-06-28

Comment citer

da Silva, G. L., Torres, M. B. M., Alves, . S. S., dos Santos, T. S. L., & Berdeguez, . M. B. T. (2022). Exu Pisa no Toco de um Galho Só: : performance e performatividade em Exu. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 12(2), 1–31. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/119278

Numéro

Rubrique

Questions contemporaines III

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.