Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Discurso, Arte, Sujeito, Performance

Resumo

Este estudo toma como base a marcação do sujeito e de seu lugar social na performance (Helena: Terrorista de Gênero, 2018), de modo a estabelecer conexões entre sujeito, corpo e gesto no ato performático. Esse enlace se torna possível a partir da análise discursiva da sexta dimensão da atividade performática, aqui proposta enquanto atualização da teoria da performance de Schechner (2004), em conjunção com os postulados de Merleau-Ponty (1991; 1999) sobre a percepção, e a abertura conceitual que propôs Pêcheux (2014) ao inserir a falha e o não-sistematizado da língua na teoria do discurso. Propõe-se uma análise materialista do campo das experimentações sensíveis, destacando os desdobramentos teóricos da noção de percepção enquanto ato analítico consubstanciado ao sentir e ao agir do corpo do/pelo sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Melo Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Estudos da Linguagem pela UFRGS

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Costa, I. M. (2021). Percepção, Torção, Acontecimento: enlaces entre corpo, discurso e arte. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(1), 01–21. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93262

Edição

Seção

Temas Contemporâneos II