#HomologaCamilo

direitos humanos e ativismo nas plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.144610

Palavras-chave:

mídias digitais, pessoa com deficiência, manifestação política, direitos humanos e educação, autismo

Resumo

Este artigo investiga o ativismo nas redes sociais digitais relacionado ao Parecer 50, um documento técnico com diretrizes para a educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Representado pela hashtag #HomologaCamilo no Instagram, o movimento político digital buscava a homologação do documento pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. O estudo fundamenta-se nos estudos de redes sociais digitais de Pollyana Ferrari e Raquel Recuero, bem como na análise da participação social em plataformas digitais de Clay Shirky. A metodologia segue as diretrizes de Recuero, mapeando os efeitos e impactos das conversações em rede para compreender as potencialidades e limitações desse ativismo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Ganzarolli, Universidade Metodista de SP

Doutoranda (2023/2027), Mestre em Comunicação Social com foco em refugiados com deficiência na área de comunicação comunitária, territórios de cidadania e desenvolvimento pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com apoio do CNPq. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pelo Instituto CBI OF MIAMI. Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo, pelo Centro Universitário Nove de Julho. Atuou como assessora de imprensa voluntária do programa global Helping Hands em São Paulo por 17 anos e é membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Humanitário e MEDIA INTERVENTIONS (HumanizaCom). Possui experiência em comunicação com reportagens de TV, produção de notícias, assessoria de imprensa, redes sociais, edição de vídeos, fotografia e organização de eventos. Conhecimentos em Adobe Photoshop Lightroom, Adobe Premiere Pro, SEO, Marketing Digital e no uso da Microsoft Power Platform para gestão de crises em assessoria de imprensa.

Cilene Victor, Universidade Metodista de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). É uma das líderes do grupo de pesquisa "Jornalismo Humanitário e Intervenções Midiáticas" e professora do curso de graduação em Jornalismo e Relações Públicas. É também professora da Faculdade Paulus de Comunicação - FAPCOM. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Territorial, área de concentração Gestão de Riscos Ambientais e Urbanos, da Universidade Federal do ABC (UFABC), doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, com tese na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica e especialização em Comunicação Aplicada à Saúde e bacharel em Jornalismo. Atua no ensino desde 1995, atuando nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, onde lecionou disciplinas como Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada, História da Comunicação, Jornalismo Especializado, Jornalismo de Opinião e Gestão de Produto Editorial. De janeiro de 2013 a dezembro de 2017, foi professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, onde também atuou na pós-graduação (lato sensu), coordenou o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa por três anos e atuou como editora. Communicare, de fevereiro de 2014 a março de 2017. Atua como pesquisadora e consultora nas áreas de educação, comunicação, ciência, meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas, com foco na relação entre comunicação e percepção de riscos de desastres naturais, ambientais e tecnológicos. Vem pesquisando e desenvolvendo projetos voltados ao papel da comunicação no contexto das mudanças climáticas, sustentabilidade e redução de riscos de desastres - RRD, nos quais também prestou consultoria a instituições públicas, privadas, nacionais e estrangeiras, e ao terceiro setor. Foi consultora da UNESCO, categoria "Consultoria de Produto", assessorando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em projeto voltado ao estudo e desenvolvimento de sistemas de alerta em nível nacional para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres. Naturals - Cemaden. Participou da Terceira Conferência da ONU sobre Redução de Riscos de Desastres em Sendai, Japão, com apresentação na sessão Ignite Stage. Por uma semana, foi especialista convidada do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres na sessão Ask an Expert. Como jornalista de ciência e meio ambiente desde 1991, atuou como comentarista, colunista de veículos da área e editora de revistas especializadas como Com Ciência Ambiental (2007-2011) e Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação (edição até 2017). No jornalismo, também buscou trabalhar com narrativas que associam os impactos das mudanças climáticas à crise humanitária, com foco em migrações forçadas.É idealizadora do Coletivo de Jornalismo e Redução de Riscos de Desastres - JRRD, especializado na produção de reportagens investigativas e multimídia. Desde 1991 cobre conferências da ONU sobre clima e mudanças climáticas, como os eventos paralelos da Rio 92, em São Paulo, a Rio+20, em 2012, e as três últimas Conferências do Clima - Paris (COP21), Marrakesh (COP22) e Bonn (COP23). Como voluntária, ministrou palestras e workshops para diversas instituições sobre comunicação e cultura de paz, comunicação de risco, sustentabilidade, informação e adaptação às mudanças climáticas e uso das redes sociais em ações de comunicação no contexto de protocolos e agendas globais, como Marco de Sendai, Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Acordo de Paris e Declaração de Nova York sobre Refugiados e Imigrantes.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer 50/MEC. Brasília: Ministério da Educação, 2023a.

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Artigo 26º: Direito à Educação. Portal gov.br, Brasília, 7 dez. 2018.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Governo Federal lança o Novo viver sem limite na próxima quinta (23), em cerimônia no Palácio do Planalto. Portal gov.br, Brasília, 21 nov. 2023b.

BRASIL. Ministério do Turismo. Plano viver sem limite. Brasília: Ministério do Turismo, 2011.

COSTA FILHO, Ismar Capistrano. Cidadania Comunicativa: a participação social no direito à comunicação. In: DA SILVA, Denise Teresinha et al. (org.). Comunicação para a cidadania: 30 anos em luta e construção coletiva. São Paulo: INTERCOM, 2021. p. 133-157.

FIGUEIRA, Emílio. As pessoas com deficiência na história do Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2021.

FERRARI, Pollyana. A força social da mídia: interface e linguagem jornalística no ambiente digital. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília: UNICEF, 2024.

INSTITUTO LAGARTA VIRA PUPA. [Blog do Instituto Lagarta Vira Pupa]. Missão e valores. [S. l.]: Instituto Lagarta Vira Pupa, c2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar da Educação Básica 2023: resumo técnico. Brasília: INEP, 2023.

LACERDA Lucelmo. Brasil, 5 jun. 2024. Instagram: @lucelmo.lacerda.

LIESEN, Mauricio. Comunicação e direitos humanos: elementos para um jornalismo responsável. Curitiba: Intersaberes, 2020.

LUNA ABA. Explicando o parecer do Conselho Nacional da Educação - CNE para a inclusão dos autistas. [S. l.: s. n.], 23 jan. 2024. 1 vídeo (23 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JfzDHCqIQQA. Acesso em: 22 jun. 2024.

MARCO, Victor Di. O mito da capacidade. Belo Horizonte: Letramento, 2020.

MELTWATER; WE ARE SOCIAL. Digital 2024 Brazil report. [S. l.: s. n.], 2024a.

MELTWATER; WE ARE SOCIAL. Digital 2024 global overview report. [S. l.: s. n.], 2024b.

NUBLAT, Johanna. O que é uma educação verdadeiramente inclusiva? Vidas Atípicas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 13 mar. 2024.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020.

SÃO PAULO (Estado). Assembleia Legislativa. Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência elege Andréa Werner como presidente. [Portal] Alesp, São Paulo, 19 abr. 2023.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

TENÓRIO, Augusto; GAYER, Eduardo. Entidades pressionam Camilo Santana a homologar parecer que amplia direitos educacionais de autistas. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 1 abr. 2024.

VICTOR, Cilene. Comunicação e práticas sociais da cultura II. São Bernardo do Campo: UMESP, 22 abr. 2024. [Aula proferida na UMESP.]

WERNER, Andréa. Dia importante! Vim em Brasília protocolar o ofício representando mais de 2 mil entidades [...]. Brasil, 01 abr. 2024. Instagram: @andreawerner.

Downloads

Publicado

2025-05-22

Como Citar

Ganzarolli, A., e C. Victor. “#HomologaCamilo: Direitos Humanos E Ativismo Nas Plataformas Digitais”. Intexto, nº 57, maio de 2025, doi:10.19132/1807-8583.57.144610.

Edição

Seção

Artigos