Ateu, graças a Deus: a crítica ao sacerdócio no cinema de Luis Buñuel
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.127-145Palabras clave:
Luis Buñuel. Surrealismo. Religiosidade. Sacerdócio. Ateísmo.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar como o cinema de Luis Buñuel lida com a devoção de protagonistas no exercício de algum grau no sacerdócio, especialmente o cristão, permeado pelo ateísmo do cineasta e pelo surrealismo em sua obra, já que os infortúnios da religiosidade são recorrentes como tema em sua filmografia. A partir dos conceitos de surrealismo e suas estratégias na construção audiovisual da desarticulação racional, três filmes com protagonistas sacerdotais são analisados em termos de quanto eles se alinham ou diferem daqueles atributos do movimento surrealista, em busca de particularidades. Os filmes são Nazarin (de 1959), Viridiana (de 1961) e Simão do deserto (de 1965). Eles também são comparados entre si e com as características surrealistas específicas e críticas da religião, recorrentes no trabalho do cineasta espanhol, a fim de observar em que medida elas se aplicam a cada um deles. Em todos os três filmes, as adversidades dos protagonistas reforçam a sensação de que sua devoção e seu sacrifício não podem tornar os beneficiários melhores nem realizar seus próprios planos. Na prática, a perspectiva supostamente isenta defendida pelo diretor reitera a inutilidade da fé, numa construção lógica que se afasta do princípio subconsciente surrealista, estratégia que somente Simão do deserto (de 1965) recupera claramente, embora mantendo a mesma tese.
Descargas
Citas
BUÑUEL, Luis. Meu último suspiro. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
BUÑUEL, Luis. Viridiana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
CESARMAN, Fernando. El ojo de Buñuel: Psicoanalisis desde una butaca. Barcelona: Anagrama, 1976.
COLINA, José de la; PÉREZ TURRENT, Tomás. Objects of desire: conversations with Luis Buñuel. New York: Marsilio Publishers, 1992.
EVANS, Peter William; SANTAOLALLA, Isabel. Luis Buñuel: new readings. London: BFI Publishing, 2004.
GEADA, Eduardo. O poder do cinema. Lisboa: Livros Horizonte, 1985.
KNIGHT, Kevin. St. Simeon Stylites the Elder. [S. l.]: New Advent, 2017. Disponível em: http://www.newadvent.org/cathen/13795a.htm. Acesso em: 15 set. 2018.
KYROU, Ado. Luis Buñuel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
NAZARIN. Direção: Luis Buñuel. México: Cult Classic, 1959. 1 DVD (95 min) son., p & b.
PEÑA, José; SALACHAS, Gilbert. Ficha filmográfica. In: BUÑUEL, Luis. Viridiana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. p. 181-198.
PEÑUELA CAÑIZAL, Eduardo. Um jato na contramão: Buñuel no México. São Paulo: Perspectiva, 1993.
SADOUL, Georges. Buñuel, Viridiana e alguns outros. In: BUÑUEL, Luis. Viridiana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. p. 21-34.
SANTANA, Gelson. As imagens pagãs de Buñuel. In: PEÑUELA CAÑIZAL, Eduardo. Um jato na contramão: Buñuel no México. São Paulo: Perspectiva, 1993. p. 155-169.
SCHWARZE, Michael. Luis Buñuel. Barcelona: Plaza & Janes Editores, 1988.
SIMÃO do deserto. Direção: Luis Buñuel. México: Silver Screen Collection, 1965. 1 DVD (45 min) son., p & b.
VADICO, Luiz. Hagiografia Fílmica: porque a vida de um santo não é uma cinebiografia. Alceu, Rio de Janeiro, v. 16, n. 32, p. 166-182, 2016.
VADICO, Luiz. O campo do filme religioso. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 19., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. p. 1-14.
VIRIDIANA. Direção: Luis Buñuel. Espanha: Films 59, 1961. Versátil. 1 DVD (91 min) son., p & b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Fabiano Pereira de Souza, Rogério Ferrarraz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).