Aproximações entre Estética e Comunicação: aberturas possíveis e diálogos entre os conceitos

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201636.14-29

Palavras-chave:

Comunicação. Estética. Teoria da Comunicação. Epistemologia.

Resumo

O conceito de “estética” é comumente associado à Teoria da Arte ou ao estudo do Belo. No entanto, pelo menos desde os anos 1990 diversos autores vêm buscando por uma articulação da Estética com noções relativas à Comunicação, de modo a estabelecer uma nova dimensão para o conceito de Estética, que vá além da questão artística e sublinhe a perspectiva relacional. Dentro deste trabalho esta possibilidade é desenvolvida a partir de três processos: (1) situar etimologicamente as noções de “Estética” e “Comunicação”, destacando o componente “comum” presente entre ambas; (2) posicionar a noção de Estética discutida dentro do campo da Comunicação, para que finalmente se possa (3) destacar como a categoria ampliada do estético auxilia a ver a comunicação como processo compreensivo e intersubjetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Professor do Mestrado em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

Martino, L. M. S. “Aproximações Entre Estética E Comunicação: Aberturas possíveis E diálogos Entre Os Conceitos”. Intexto, nº 36, agosto de 2016, p. 14-29, doi:10.19132/1807-8583201636.14-29.

Edição

Seção

Artigos