Os motivos tractarianos: notas introdutórias sobre o problema do sentido
Palavras-chave:
Sentido. Inefabilidade. Lógica. Semântica. Proposição. Forma lógica. Dizer. Compreeensão.Resumo
A idéia de Wittgenstein sobre o silêncio instala-se na fenomenologia da linguagem como aquilo que é, pela linguagem, inalcançável. Não é a fenomenologia da comunicação que condiciona a experiência deste silêncio. Não estava em jogo, para o Jovem Wittgenstein, algo do âmbito da nossa competência para expressar (ou silenciar sobre) os conteúdos da nossa experiência. O silêncio atua ao nível da possibilidade de descrevermos a experiência do sentido da linguagem. Esta foi a conclusão apresentada por Wittgenstein no Tractatus (1921), um dos textos filosóficos mais comentados deste século. Este ensaio pretende discutir alguns pontos-chave dos motivos wittgensteinianos, significativos, sobretudo, para aqueles que se ocupam das questões filosóficas da comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).