Uma voz que se propaga: ações de Social TV e propagabilidade através do The Voice US
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.204-217Palabras clave:
Televisão, Redes Sociais, Social TV, Propagabilidade, The Voice.Resumen
Em um contexto em que as opções de entretenimento são cada vez maiores e de mais fácil acesso, a televisão tem buscado maneiras de fidelizar o público, bem como de atrair novos espectadores. A internet, que aparentava ameaçar a hegemonia da TV, tem sido uma grande aliada nessa tarefa, principalmente no uso das redes sociais. Nesse ambiente, o talent show norte-americano The Voice tem-se mostrado bastante eficiente em dialogar com a audiência, propiciando ações de Social TV e propagabilidade de conteúdos. Na busca por investigar as sinergias entre audiência, emissores e redes sociais, encontramos estratégias envolvendo aplicativos, vídeos de bastidores, spoilers, linguagem mais coloquial, hashtags e possibilidades de alteração do fluxo narrativo através de pesquisa bibliográfica e análise documental, tendo em vista a natureza do objeto empírico.
Descargas
Citas
BORGES, Gabriela; SIGILIANO, Daiana Maria Veiga. Social TV: a sinergia entre os as hashtags e os índices de audiência. Revista Geminis, São Carlos, v. 4, n. 2, p. 106-119, 2013.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
EPSTEIN, Michael C.; REEVES, Jimmie; ROGERS, Mark. The Sopranos as HBO brand equity. In: LAVERY, David (Ed.). This thing of ours: investigating The Sopranos. New York: Wallflower, 2002. p. 42-57.
EVANGELIA, Mantzari. The implementation of social interactive television. In: UXTV 2008, 1., 2008, Silicon Valley. Proceedings… Silicon Valley, 2008, Social TV Workshop Position Papers.
FISKE, John. The cultural economy of fandom. In: LEWIS, Lisa A. (Ed.). The adoring audience: fan culture and popular media. London: Routledge, 1992. p. 30-49.
HABOE, Gunnar. The TV is watching you. In: UXTV 2008, 1., 2008, Silicon Valley. Proceedings… Silicon Valley, 2008. Social TV Workshop Position Papers.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2006.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
JOHNSON, Steve. Tudo que é ruim é bom para você: como os games e a TV nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
LOPES, Maria Immacolada Vassallo de. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 2010.
MACHADO, Arlindo; VÉLEZ, Marta Lucía. Fim da televisão? In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Org.). O fim da televisão. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014. p. 54-76.
MANJOO, Farhad. Social media takes television back in time. New York Times, New York, 3 Oct. 2015.
MONTPETIT, Marie-José. Building a new digital highway and a global living room: Marie-Jose Montpetit at TEDxSilkRoad. In: TEDxSILKROAD, 2012, Istanbul.
MONTPETIT, Marie-José; KLYM, Natalie; BLAIN, Emmanuel. The future of mobile TV: when mobile TV meets the internet and social networking. In: MARCUS, Aaron; CEREIJO ROIBÁS, Anxo; SALA, Riccardo (Ed.). Mobile TV customizing content and experience. London: Springer, 2010. p. 305-326.
MURTHY, Dhiraj. Twitter: social communication in the twitter age. Cambridge: Polity Press, 2013.
NBCTHEVOICE. [Facebook]. 2014.
SAMPLEAR. In: DICIONÁRIO informal. 2015.
SCANDAL. Criação: Shonda Rhimes. New York: American Broadcasting Company, 2012. Duração 330 min. Season 1.
SCHATZ, Raimund et al. “What are you viewing?”: exploring the pervasive social TV experience. In: MARCUS, Aaron; CEREIJO ROIBÁS, Anxo; SALA, Riccardo (Ed.). Mobile TV customizing content and experience. London: Springer, 2010. p. 255-290.
THE VOICE. About [the show]. 2014. Portal The Voice na NBC.com.
THE VOICE US. Criação: John de Mol. Direção: Alan Carter. New York: National Broadcasting Company, 2011.
VERÓN, Eliseo. Semiótica come sociosemiótica: intervista a Eliseo Verón. In: SCOLARI, Carlos; BERTETTI, Paolo (Ed.). Mediamerica: semiótica e analisi dei media a America Latina. Torino: Cartman, 2007.
ZWAANEVELD, Jarno. Comparing social TV approaches: a look into enjoyment, presence and awareness. In: TWENTE STUDENT CONFERENCE ON IT, 11., 2009, Enchede. Papers. Enschede: University of Twente , 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Mateus Vilela

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).