Proposta de matriz para a análise da publicidade na web
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.88-111Palabras clave:
Estratégias comunicacionais. Publicidade na web. Ecologia midiática. Cartografia na Comunicação. Anúncios publicitários.Resumen
Este artigo apresenta uma matriz metodológica para análise de anúncios publicitários em websites, e a sua construção está embasada nas teses de Marshall McLuhan e Neil Postman, sob a vertente ecológica, e também nas propostas de Pinho, Sebastião, McMillan, Fernandes e Duarte. A matriz foi construída utilizando a cartografia como estratégia metodológica, pois permite acompanhar os movimentos de transformação da paisagem e seus resultados evidenciam que as possibilidades oferecidas pela tecnologia são responsáveis por mudanças nas práticas publicitárias, considerando-se que a cada novo aspecto inserido, novas experiências foram proporcionadas e a publicidade foi construindo o seu espaço na web.
Descargas
Citas
ADLER, Richard; FIRESTONE, Charles. A conquista da atenção. A publicidade e as novas formas de comunicação. São Paulo: Nobel, 2002.
BACCIN, Alciane Nolibos. Cartografia – o desafio metodológico de construir conhecimento na pesquisa em jornalismo. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO, 5., 2013, Santa Maria. Anais... Santa Maria, 2013. 15p.
BARICHELLO, Eugênia Maria Marino da Rocha. Midiatização e cultura nas organizações da contemporaneidade: o processo de midiatização como matriz de práticas sociais. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Contexto organizacional midiatizado. São Caetano do Sul: Difusão Editora; Rio de Janeiro: SENAC RJ, 2014.
BONIN, Jiani Adriana. A dimensão metodológica na pesquisa comunicacional e os desafios da observação em perspectiva histórica. In: MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Org.). Perspectivas metodológicas em Comunicação: novos desafios na prática investigativa. Barcelona: Salamanca, 2013. p. 54-73.
BOTELHO, Raimundo. As novidades do HTML5. Devmedia, Rio de Janeiro, [2016]. Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/as-novidades-do-html5/23992>. Acesso em 19 set. 2016.
DOUBLECLICK. 2016. Disponível em: <https://www.doubleclickbygoogle.com/pt-br/> Acesso em: 15 fev. 2016
DOUBLECLICK CREATIVE Solutions Help. HOW rich media works – What is rich media? Doubleclick, [S.l.], [2016]. Disponível em: <https://support.google.com/richmedia/answer/2417545?hl=en>. Acesso em: 17 fev. 2016
DUARTE, Marília. Métricas de mídia online. In: GOMES, Wilson; REIS, Lucas (Org.). Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária. Salvador: P&A, 2011. p. 65-84.
FERNANDES, Breno. Do banner ao widget, passando pelo rich media: dimensão e interatividade como principais aspectos para anúncios na web. In: GOMES, Wilson; REIS, Lucas (Org.). Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária. Salvador: P&A, 2011. p. 47- 63.
FOLHA DE S. PAULO. Publicidade e patrocínio giram R$ 116 bilhões. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 out. 2013. Mercado. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/135118-publicidade-e-patrocinio-giram-r-116-bilhoes.shtml>. Acesso em: 2 jan. 2014.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.
GENARO, Thiago de Mello. Práticas publicitárias: linguagem, circuito e memória na produção de anúncios impressos no Brasil (1951-1965). Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22042013-104447/pt-br.php>. Acesso em: 10 abr. 2013.
GHISLENI, Taís Steffenello. Portais institucionais na web: análise de anúncios publicitários. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/353758224/PORTAIS-INSTITUCIONAIS-NA-WEB-ANALISE-DE-ANUNCIOS-PUBLICITARIOS-NO-ECOSSISTEMA-MIDIATICO>. Acesso em: 14 jul. 2017.
IAB BRASIL. Número de investimento 2016. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://iabbrasil.net/assets/upload/boas_praticas/1457447232.pdf?>. Acesso em: 9 mar. 2016.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KASTRUP, Virginia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 15-22, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100003>. Acesso em: 24 nov. 2013.
MATOS, Valter de. Usabilidade na web e usabilidade na televisão interactiva. Porto: Faculdade do Porto, 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Multimédia) - Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto, Porto, 2005.
McLUHAN. Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2007.
McMILLAN, Sally J., Exploring models of interactivity from multiple research traditions: users, documents and systems”. In LIEVROUW, Leah A.; LIVINGSTONE, Sonia (Org.). Handbook of new media. London: Sage, 2002. Disponível em: <http://sk.sagepub.com/reference/hdbk_newmedia/n12.xml>. Acesso em: 29 jun. 2016.
MEYROWITZ. Joshua. Oltre il senso del luogo: L'impatto dei media elettronici sul comportamento sociale. [S.l.]: Baskerville, 1984.
PINHO, José Benedito. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Campinas: Papirus, 2001.
PINHO, José Benedito. Publicidade e vendas na Internet: técnicas e estratégias. São Paulo: Summus, 2000.
REDAÇÃO ADNEWS. Infográfico: 21 anos de internet comercial no Brasil. Adnews, São Paulo, 1 jun. 2016. Disponível em: <http://adnews.com.br/internet/infografico-21-anos-de-internet-comercial-no-brasil.html>. Acesso em: 1 jun. 2016.
ROLNIK, Suely. Cartografia ou como pensar com o corpo vibrátil. São Paulo: Estação Liberdade, 1989. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf>. Acesso em: 24 de nov. 2013.
ROSÁRIO, Nisia Martins do. Mitos e cartografias: novos olhares metodológicos na comunicação. In: MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Org.). Perspectivas metodológicas em Comunicação: novos desafios na prática investigativa. Barcelona: Salamanca, 2013. p. 74-101.
SEBASTIÃO, Sónia. Formatos da publicidade digital: sistematização e desambiguação. Revista Comunicação e Sociedade, Braga, v. 19, p. 13-24, 2011. Disponível em: <http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/894>. Acesso em: 4 maio 2014.
SCOLARI, Carlos A. Ecología mediática, evolución e interfaces. Hipermediaciones, [S.l.], 2012. Disponível em: <http://hipermediaciones.com/2012/04/23/ecologia-mediatica-evolucion-e-interfaces/>. Acesso em: 11 out. 2012.
SCOLARI, Carlos A. Media ecology: explorando la metáfora. Hipermediaciones, [S.l.], 2010. Disponível em: <https://hipermediaciones.com/2010/06/24/media-ecology-explorando-la-metafora/>. Acesso em: 1 jun. 2012.
SCOLARI, Carlos A. Media ecology. Map of a theoretical niche. Quaderns del CAC 34, Barcelona, v. 13, n. 1, p. 17-25, jun. 2010. Disponível em: <http://www.cac.cat/pfw_files/cma/recerca/quaderns_cac/Q34_Scolari_EN.pdf>. Acesso em: 4 jan. 2016.
STRATE, Lance. A queda das nações: o destino dos sistemas sociais no novo ambiente midiático. E-compós, Brasília, v. 14, n. 3, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/709/548>. Acesso em: 10 out. 2016.
STRAUSS, Judy; FROST, Raymond. E-marketing. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
STRUTZEL, Tércio. Presença digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.
SERÁ o fim do Flash? Vegaweb, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.vegaweb.com.br/blog/2015/09/sera-o-fim-do-adobe-flash/>. Acesso em: 12 jul. 2016.
VIEIRA, Nando. Usando a tag vídeo no HTML5. Nando Vieira, [S.l.], 2014. Disponível em: <https://nandovieira.com.br/usando-a-tag-video-no-html5>. Acesso em: 19 set. 2016.
ZEFF, Robbin; ARONSON, Brad. Publicidade na Internet. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Taís Steffenello Ghisleni, Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).