Mídia e Público: aproximações e diferenças discursivas em práticas participativas
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.589-605Palabras clave:
Participação do público. Mídia. Convergência. Jornalismo. Análise de discurso crítica.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar aproximações e diferenças discursivas entre mídia e público em processos de práticas participativas contemporâneas. Em estudo de caso, o foco são os modos como os atores se comportam discursivamente diante de tema compartilhado. A combinação de Hermenêutica de Profundidade e Análise de Discurso Textualmente Orientada compõe o desenho metodológico. Principais resultados: a mídia recorre ao gênero reportagem, segue modelos canônicos da narrativa noticiosa, pautada pela impessoalidade; os textos do público indicam movimentos retóricos em recorrência ao gênero relato pessoal, em abordagens biográficas, em que se ressaltam a pessoalidade e o pertencimento às histórias narradas.
Descargas
Citas
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta. Apresentação. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 9-25
ASSIS, Francisco. Personagens anônimos e histórias de interesse humano: a relação entre fonte e formato no jornalismo de Eliane Brum. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Intercom, 2012. p. 1-20
BARBATO, Silviane; CAIXETA, Juliana. Histórias de vida, identidade e memória: uma proposta metodológica. In: BASTOS, Liliana C.; LOPES, Luiz Paulo (Orgs.). Estudos de Identidade: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. p. 103-123
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 183-191
CANAVILHAS, João. El nuevo ecosistema mediático. Index Comunicación, n. 1, p. 13-24, 2011.
CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. EDIÇÃO. Petrópolis: Vozes, 2012.
CHARRON, Jean; DE BONVILLE, Jean. Typologie historique des pratiques journalistiques. In: BRIN, C.; CHARRON, J.; DE BONVILLE, J. (Dir.). Nature et transformation du journalism: théories et recheches empiriques. Québec: Les Presses de L'Université Laval, 2004. p. 141-217
CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University, 1999.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and social change. Cambridge: Polity, 1992.
FIDALGO, António. Da retórica às indústrias de persuasão. In: FERREIRA, Ivone; GONÇAVES, Gisela (Orgs.). Retórica e mediatização: as indústrias da persuasão. Covilhã: LabCom, 2010. p. 5-25
GOMES, Mayra R. Jornalismo e ciências da linguagem. São Paulo: Hacker, 2000.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2000.
LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 168-182
LOPES GARCÍA, Xosé et al. A convergência como instrumento de renovação/conservação do jornalismo em Galícia: estratégias e indefinições. Brazilian Journalism Research, v. 8, n. 1, p. 50-64, 2012. Disponível em: <http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/400/369>. Acesso em: 10 jun. 2012.
MARQUES DE MELO, José. O desafio do estudo dos gêneros: entrevista. Revista de Jornalismo Pauta Geral, a. 10, n. 5, p. 11-20, 2003.
MOUILLAUD, Maurice. Da forma ao sentido. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio. (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Universidade de Brasília, 2012a. p. 47-53
MOUILLAUD, Maurice. O nome do jornal. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio. (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012b. p. 101-113
PEREIRA, Fábio Henrique; MOURA, Dione O.; ADGHIRNI, Zélia L. (Orgs.). Apresentação. In: PEREIRA, Fábio Henrique; MOURA, Dione O.; ADGHIRNI, Zélia L. Jornalismo e sociedade: teorias e metodologias. Florianópolis: Insular, 2012. p. 9-11
PROJETO Generosidade da Editora Globo. Envie sua história. [S.l.], 2011. Disponível em: <http://www.projetogenerosidade.com.br/envie-sua-historia/>. Acesso em: 3 mai. 2012.
PROJETO Generosidade da Editora Globo. História: “Vaga-lume, educação na Amazônia”. [S.l.], 2012. Disponível em: <http://www.projetogenerosidade.com.br/2012/02/08/vaga-lume-educacao-na-amazonia/>. Acesso em: 10 jun. 2012.
RAMALHO, Viviane. Discurso e ideologia na propaganda de medicamentos: um estudo crítico sobre mudanças sociais discursivas. 2008. FOLHAS. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.
SPOTORNO, Karla. A inclusão pelo chocolate: Um projeto para jovens com síndrome de Down mostra que uma aula de culinária faz muito mais do que ensinar a cozinhar. Época Negócios, São Paulo, 14 nov. 2011. Ação. Reportagem. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI277435-16642,00-A+INCLUSAO+PELO+CHOCOLATE.html>. Acesso em: 5 jan. 2012.
RODRIGUES, Adriano D. Delimitação, natureza e função do discurso midiático. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sergio (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. p. 227-242
THOMPSON, John. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
THURMAN, Neil; HERMIDA, Alfred. Gotcha: how newsroom norms are shaping participatory journalism online. In: TUNNEY, Sean; GARRET, Monaghan (Orgs.). Web journalism: a new form of citizenship?. Eastbourne: Sussex Academic Press, 2010. Disponível em: <http://openaccess.city.ac.uk/179/2/thurman_hermida_ gotcha.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2013.
TRAQUINA, Nelson. A tribo jornalística: uma comunidade interpretativa transnacional. In: TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2005. v. 2.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Francilaine Munhoz Moraes, Zélia Leal Adghirni

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).