Entre aparecer e ser: tecnologia, espetáculo e subjetividade contemporânea

Autores/as

  • Fernanda Bruno UFRJ
  • Rosa Pedro UFRJ

Palabras clave:

Espetáculo. Intimidade. Subjetividade. Internet.

Resumen

O presente trabalho propõe-se a explorar a temática do espetáculo no interior das novas tecnologias de comunicação e de informação a partir das modalidades de visibilidade e de exposição da intimidade encenadas pelos dispositivos dos weblogs e das webcams na Internet. Ao subverterem os limites entre o público e o privado e entre natureza e artifício, tais dispositivos possibilitam problematizar a questão da produção de subjetividade na Atualidade, na sua relação com as transformações no estatuto do olhar do outro e no espetáculo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Bruno, UFRJ

Mestrado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Doutorado em Doutorado Sanduiche. Universite de Paris V (Rene Descartes), U.P. V, França. Doutorado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Rosa Pedro, UFRJ

Mestrado em Psicologia. Fundação Getúlio Vargas - RJ, FGV-RJ, Brasil. Doutorado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Publicado

2025-03-17

Cómo citar

BRUNO, Fernanda; PEDRO, Rosa. Entre aparecer e ser: tecnologia, espetáculo e subjetividade contemporânea. Intexto, Porto Alegre, n. 11, p. 128–144, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4080. Acesso em: 9 oct. 2026.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.