Internet e comunicação política: um novo desafio à democracia
Palavras-chave:
Ideologia da Sociedade de Informação. Digital Divide. Democracia Deliberativa.Resumo
Qual a importância da Internet para a Democracia? A resposta a esta questão é aqui explorada de um ponto de vista normativo, tendo como referência o modelo da democracia deliberativa. Pretende-se definir, assim, as condições de possibilidade de um desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação capaz de constituir uma revitalização do espaço público da actualidade. Contra as perspectivas de estudo convencionais (ingenuamente optimistas ou irredutivelmente cépticas) sobre este tipo de problemas, a análise desenvolvida procura afirmar-se como um ponto de vista alternativo. Partindo da identificação de alguns dos equívocos mais comuns presentes nessas perspectivas de estudo da Internet, em seguida são identificadas as potencialidades mais relevantes desse novo medium capazes de contribuir para a constituição de uma comunicação pública em escala global (mais racional e politicamente vibrante).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).