Credibilidade em jogo: o uso do fact-checking no portal G1 e a checagem colaborativa nas Organizações Globo
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.101015Palabras clave:
Jornalismo, Fact-checking, Economia Política da ComunicaçãoResumen
O presente artigo analisa a checagem colaborativa do Fato ou Fake, serviço de monitoramento e checagem de conteúdos do Grupo Globo. Para tanto, o trabalho realiza um estudo de caso a partir das diretrizes contidas no Plano Editorial do Grupo e na seção Fato ou Fake do Portal G1, que pontuam o fact-checking como estratégia de credibilidade.
Descargas
Citas
ALSINA, M. R. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
ANDRADE, S. Jornalismo em mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado. Teresina: EDUFPI, 2015.
ANDRADE, S. Que jornalismo é esse? A produção de jornalismo na fase das indústrias culturais. In: DOURADO, J. L.; LOPES, D. M. M. S; MARQUES, R. S. (org.). Economia política do jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 117-147.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CANAVILHAS, J.; FERRARI, P. Fact-checking: o jornalismo regressa às origens. In: BUITONI, D. Jornalismo em tempo de transformação: desafios de produção e de ação. Porto Alegre: Sulina, 2018. p. 30-49.
CHARRON, J.; BONVILLE, J. O jornalismo e o mercado: da concorrência à hiperconcorrência. In: CHARRON, J.; BONVILLE, J. (ed.). Natureza e transformação do jornalismo. Florianópolis: Insular; Brasília: FAC Livros, 2016. cap. 7, p. 337-385.
COSTA, A. C. Credibilidade e jornalismo: “fact-checking” e as mudanças no mercado de notícias brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019, Belém. Trabalhos[...]. Belém: Universidade Federal do Pará, 2019.
EDELMAN. 2020 Edelman Trust Barometer. New York, 2020.
G1. Princípios editoriais do Grupo Globo. Rio de Janeiro, 2011.
G1. G1 lança Fato ou Fake, novo serviço de checagem de conteúdos suspeitos. Rio de Janeiro, 2018.
G1. Veja o que é #FATO ou #FAKE nas entrevistas de Jair Bolsonaro para o Jornal Nacional e para o Jornal das Dez. Rio de Janeiro, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GRAVES, L. Deciding what’s true: the rise of political fact-checking in american journalism. 2013. Thesis. (Doctor of Philosophy)-Graduate School of Arts and Sciences, Columbia University, New York, 2013.
GRUPO GLOBO. Essência Globo. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://grupoglobo.globo.com/. Acesso em: 7 de jan. 2020.
GUERRA, J. L. Transparência editorial: a credibilidade jornalística à luz dos sistemas de gestão da qualidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 11, n.20, p.196-209, 2014
MAGRETTA, J. Entendendo Michael Porter: o guia essencial da competição estratégia. Tradução Carlos Szlak. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
MOSCO, V. Economia Política do Jornalismo. In: DOURADO, J. L.; LOPES, D. M. M. S.; MARQUES, R. S. (org.). Economia política do jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 43-67.
MOSCO, Vincent. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e sociedade 1 – Cadernos do Nordeste, Braga, v. 12, n. 1-2, p. 97-120, 1999.
PALACIOS, M. Fake news e a emergência das agências de checagem: terceirização da credibilidade jornalística?. In: MARTINS, M.; MACEDO, I. (ed.). Políticas da língua, da comunicação e da cultura no espaço lusófono. Vila Nova de Famalicão: Edições Humus, 2019. p. 77-92.
PROJETO COMPROVA. Sobre o Comprova. [S. l.], 2018.
SEIBT, T. Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação)- Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SILVA, N. M. R. Fake news: a revitalização do jornal e os efeitos fact-checking e crosscheck no noticiário digital. Temática, João Pessoa, v. 13, n. 8, p. 12-29, ago. 2017.
STENCEL, M; LUTHER, J. Fact-checking census shows slower growth. [S. l.], 2021. Disponível em: https://reporterslab.org/fact-checking-census-shows-slower-growth/. Acesso em: 26 de jul. 2021.
URETA, A. Convergência e transformação estrutural dos meios de comunicação na Europa: oportunidades e riscos diante da crise do modelo de negócio tradicional. Tradução Juliana Fernandes Teixeira. In: DOURADO, J. L.; LOPES, D. M. M. S; MARQUES, R. S. (org.). Economia política do jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 93-116.
VALOR. É #FAKE print do Telegram admitindo alteração de textos por hackers. São Paulo, 2019.
VIZOSO, A.; LÓPEZ-GARCÍA, X.; PEREIRA-FARIÑA, X. Habilidades tecnológicas como factor clave en el perfil del fact checker para la verificación de la información en la sociedad red. Estudos em Comunicação, Covilhã, n. 27, v. 1, p. 105-126, dez. 2018.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Marta Thaís Alencar, Jacqueline Lima Dourado

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).