Women on the specials Bah!: the identity of gaúchos and female representation

Authors

  • Mariana Nogueira Henriques Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavi Ferreira Lisbôa Filho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.80-102

Keywords:

Cultural Studies. Genre. Representation.

Abstract

The article aims to analyze how RBS TV represents the female identity, from the speech enunciated by its television programs Bah! Um programa muito gaúcho and Bah! Eu sou do Sul. Based on cultural analysis and having as an analytical operator Johnson’s Circuit of Culture, we seek to relate the presence and representation of these women in a traditionalist context. We noticed that the program breaks with the premise of female subordination at the same time that it diffuses the gaucho stereotype.

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Author Biographies

Mariana Nogueira Henriques, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação, linha de Mídia e Identidades contemporâneas pelo Pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades. Tem experiências em pesquisas na área dos Estudos Culturais, representação, gênero, identidade feminina e gauchidade.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências da Comunicação, área de processos midiáticos, linha ?mídias e processos audiovisuais?, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Engenharia da Produção, Bacharel em Ciências Administrativas e em Comunicação Social ? habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Editor do periódico "Cadernos de Comunicação". Membro do Conselho Editorial / Revisor / Parecerista dos periódicos Opción, InTexto, Animus, Polintea, Sociais e Humanas, Revista Brasileira de História da Mídia, Unifebe, Diversa e Revista Experimental do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial. Autor (et al.) do livro "Birô de Empreendedorismo Cultural: gestão e produção cultural" (2015). Organizador dos livros: "Novos media, novos públicos" (2015); "Conectando saberes: experiências de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria" (2015); "Histórias e reflexões da publicidade e propaganda e da comunicação institucional" (2015); "Rádio: sociedade, fronteiras e educação" (2013); "Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional" (2013); "Identidades Midiáticas" (2012) e "Estratégias Midiáticas" (2012). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Estudos culturais e audiovisualidades. Consultor Ad Hoc do PROEXT/MEC. Avaliador INEP/MEC. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área de Comunicação. (Texto informado pelo autor)

References

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Published

2017-05-23

How to Cite

Henriques, M. N., and F. F. Lisbôa Filho. “Women on the Specials Bah!: The Identity of Gaúchos and Female Representation”. Intexto, no. 39, May 2017, pp. 80-102, doi:10.19132/1807-8583201739.80-102.

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