Calidoscopia midiática: da criação à ressignificação das imagens em perspectiva

Authors

  • Suely Fragoso UNISINOS

Keywords:

Imagens. Mídias digitais. Foto-realismo.

Abstract

As tecnologias analógicas de reprodução de imagens dependem de dispositivos ópticos e, portanto, são herdeiras dos princípios fundamentais da perspectiva central. Apesar de liberta das restrições da camera obscura, a enunciação de imagens com computadores tende a seguir predominantemente os pressupostos da perspectivação. Isto se deve à tentativa de apropriação, por parte dos mídias digitais, do 'realismo e objetividade' comumente atribuídos às imagens técnicas analógicas. Inicialmente retrógrada, essa situação é renovada por peculiaridades da paisagem midiática contemporânea, que modifica o contexto de apreensão e leitura tensionando até o limite as proposições fundamentais do chamado "foto-realismo".

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Suely Fragoso, UNISINOS

Mestrado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Doutorado em Communications Studies. The University Of Leeds, LU, Inglaterra.

Published

2025-03-17

How to Cite

Fragoso, S. “Calidoscopia midiática: Da criação à ressignificação Das Imagens Em Perspectiva”. Intexto, no. 11, Mar. 2025, pp. 1-13, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4049.

Issue

Section

Articles