Traços de autoria feminina na nova trilogia de Star Wars
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.142461Palavras-chave:
autoria, função-autor, making of, teoria feminista, star warsResumo
Este trabalho tem o objetivo de problematizar a questão da autoria feminina no cinema tendo como objeto os paratextos audiovisuais, mais especificamente documentários making of. A autoria desponta no estudo não como lugar privilegiado do gênio criador, mas como manifestação discursiva, de modo que a busca pelos seus traços tem o intuito de desvelar seu funcionamento bem como os processos de criação da nova trilogia de Star Wars. O artigo articula as tensões entre a teoria feminista do cinema e os estudos sobre autoria, encontrando na função-autor um modo de operação discursiva que revela possíveis aberturas no âmbito do sistema cinematográfico hollywoodiano. A estratégia metodológica empreende uma análise narrativa e discursiva do documentário making of Secrets of the force awakens: a cinematic journey¸ lançado em 2016, e de entrevistas para a crítica especializada estadunidense, a fim de compreender a configuração autoral de Star Wars nessa nova etapa. Identificamos que o espaço da produção ocupado pela cineasta Kathleen Kennedy constitui um lugar de criação e de gestão de equipes, cujos traços delineiam um movimento de inserção de figuras femininas nos processos criativos e autorais da franquia, seja no nível dos discursos seja das narrativas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CAUGHIE, John. Authors and auteurs: the uses of theory. In: Donald, James; Renov, Michael (ed.) The SAGE handbook of film studies. London: Sage, 2007.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
COOK, Pam. The point of self-expression in avant-garde film. In: CAUGHIE, John (org.). Theories of authorship. London: Routledge, 1981.
DE LAURETIS, Teresa. Alice doesn’t: feminism, semiotics, cinema. Indiana: Indiana University Press, 1984.
ELISSON, Sarah. Meet the most powerful woman in hollywood. Vanity Fair, New York, 8 Febr. 2016.
FISH, Andrew. Q&A with Kathleen Kennedy, producer of Star Wars: the Force Awakens and president of Lucasfilm. The American Cinematographer, Los Angeles, Febr. 2016.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor. In: Ditos e escritos III: estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FRANKEL, Valerie Estelle. Star Wars meets the eras of feminism: weighing all the galaxy’s women great and small. Maryland: Lexington Books, 2018.
GRANT, Catherine. Secret agents: feminist theories of women’s film authorship. Feminist Theory, Thousand Oaks, v. 2, n. 1, p. 113-130, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1177/14647000122229325. Acesso em: 10 set. 2023.
HANDY, Bruce. What Star Wars: The Force Awakens producer Kathleen Kennedy learned from working with a teenage J.J. Abrams. Vanity Fair, New York, 20 May 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JOHNSTON, Claire. Women’s cinema as countercinema. In: NICHOLS, Bill (org.). Movies and methods. Berkeley: University of California Press, 1976. v. 1.
JOHNSON, Derek. Resistance and empire: Star Wars and the social justice reboot. In: HERBERT, Daniel; VEREVIS, Constantine. Film Reboots. Edinburgo: Edinburgh University Press, 2020.
LOMAX, Tara. George Lucas, Lucasfilm, and the legends of transtextual authorship across the Star Wars franchise. In: GUYNES, Sean; HASSLER-FOREST, Dan. Star Wars and the history of transmedia storytelling. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2018.
MAULE, Rosanna. The importance of being a film author: Germaine Dulac and female authorship. Senses of Cinema, Melbourne, v. 23, Dec. 2002.
SECRETS of the force awakens: a cinematic journey. Direção: Laurent Bouzereau. San Francisco: Lucasfilm Productions, 2016. 1 vídeo (69 min). Documentário.
SCHATZ, Thomas. New Hollywood, new millennium. In: BUCKLAND, Warren (ed.). Film
theory and contemporary Hollywood movies. London: Routledge, 2009.
SILVERMAN, Kaja. The acoustic mirror: the female voice in psychoanalysis and cinema. Indiana: Indiana University Press, 1988.
STAR WARS CELEBRATION. J.J. Abrams and Kathleen Kennedy to kick off Star Wars Celebration. Star Wars Celebration, Orlando, 13 Febr. 2015.
STAR WARS CELEBRATION. Kathleen Kennedy and Star Wars: The Last Jedi director Rian Johnson to ppear at Star Wars Celebration. Star Wars Celebration, Orlando, 15 Febr. 2017.
VANITY FAIR. Meet the most powerful Woman in Hollywood. Vanity Fair, New York, 8 Febr. 2016.
VANITY FAIR. What Star Wars: The Force Awakens producer Kathleen Kennedy learned from working with a teenage J.J Abrams. Vanity Fair, New York, 20 May 2015.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo:
Paz e Terra, 2008.
WALKER, Casey. Using the force of representation: the new hope against the rise of white nationalism. Unbound: A Journal of Digital Scholarship, Kansas City, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12794/journals.ujds.v1i1.57. Acesso em: 2 jun. 2024.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patrícia de Oliveira Iuva, Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).