Traços de autoria feminina na nova trilogia de Star Wars

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.142461

Palavras-chave:

autoria, função-autor, making of, teoria feminista, star wars

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de problematizar a questão da autoria feminina no cinema tendo como objeto os paratextos audiovisuais, mais especificamente documentários making of. A autoria desponta no estudo não como lugar privilegiado do gênio criador, mas como manifestação discursiva, de modo que a busca pelos seus traços tem o intuito de desvelar seu funcionamento bem como os processos de criação da nova trilogia de Star Wars. O artigo articula as tensões entre a teoria feminista do cinema e os estudos sobre autoria, encontrando na função-autor um modo de operação discursiva que revela possíveis aberturas no âmbito do sistema cinematográfico hollywoodiano. A estratégia metodológica empreende uma análise narrativa e discursiva do documentário making of Secrets of the force awakens: a cinematic journey¸ lançado em 2016, e de entrevistas para a crítica especializada estadunidense, a fim de compreender a configuração autoral de Star Wars nessa nova etapa. Identificamos que o espaço da produção ocupado pela cineasta Kathleen Kennedy constitui um lugar de criação e de gestão de equipes, cujos traços delineiam um movimento de inserção de figuras femininas nos processos criativos e autorais da franquia, seja no nível dos discursos seja das narrativas.

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Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Iuva, Universidade Federal de santa Catarina - UFSC

Professora Adjunta do Curso de Cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Linguagem e Culturas da Imagem. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na Linha de Mídia e Processos Audiovisuais. Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial) durante a graduação, bolsista CNPq durante o mestrado e bolsista CNPq durante um período do doutorado. Áreas de interesse: montagem cinematográfica, estética audiovisual, semiótica, teoria do autor no cinema, extra-fílmicos/paratextos (trailers, making ofs), campo cinematográfico e trajetória do artista, narrativas seriadas, gênero, identidade e sexualidade.

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorado em Literatura Comparada e Cinema pela Université de Montréal, Canada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Santo Amaro da Purificação, Bahia, Brasil.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Iuva, Patrícia de Oliveira, e Ludmila Moreira Macedo de Carvalho. “Traços De Autoria Feminina Na Nova Trilogia De Star Wars”. Intexto, nº 57, junho de 2025, doi:10.19132/1807-8583.57.142461.

Edição

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