Proposed matrix for the analysis of web advertising

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.88-111

Keywords:

Communicative strategies. Advertising on the web. Media ecology. Cartography in Communication. Commercials.

Abstract

This article presents a methodological matrix for analysis of advertisements on websites, and its construction is based on the theses of Marshall McLuhan and Neil Postman, under the ecological aspect, and also on the proposals of Pinho, Sebastião, McMillan, Fernandes and Duarte. The matrix was constructed using the cartography as a methodological strategy, since it allows to follow the movements of transformation of the landscape, and its results show that the possibilities offered by technology are responsible for changes in advertising practices considering that with each new aspect inserted, new experiences were provided and advertising was building its space on the web.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Taís Steffenello Ghisleni, Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Comunicação (UFSM). Possui Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Especialização em Ciência do Movimento Humano - Laboratório de Comunicação, Movimento e Mídia pela Universidade Federal de Santa Maria ; e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Brasil). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e dos cursos de graduação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Jornalismo. Realizou Estágio Pós-doutoral Sênior na University College of London (UCL-UK), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (BEX 2384/14-0). É bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (PQ2 CNPq). Possui Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional (CNPq).

References

ADLER, Richard; FIRESTONE, Charles. A conquista da atenção. A publicidade e as novas formas de comunicação. São Paulo: Nobel, 2002.

BACCIN, Alciane Nolibos. Cartografia – o desafio metodológico de construir conhecimento na pesquisa em jornalismo. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO, 5., 2013, Santa Maria. Anais... Santa Maria, 2013. 15p.

BARICHELLO, Eugênia Maria Marino da Rocha. Midiatização e cultura nas organizações da contemporaneidade: o processo de midiatização como matriz de práticas sociais. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Contexto organizacional midiatizado. São Caetano do Sul: Difusão Editora; Rio de Janeiro: SENAC RJ, 2014.

BONIN, Jiani Adriana. A dimensão metodológica na pesquisa comunicacional e os desafios da observação em perspectiva histórica. In: MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Org.). Perspectivas metodológicas em Comunicação: novos desafios na prática investigativa. Barcelona: Salamanca, 2013. p. 54-73.

BOTELHO, Raimundo. As novidades do HTML5. Devmedia, Rio de Janeiro, [2016]. Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/as-novidades-do-html5/23992>. Acesso em 19 set. 2016.

DOUBLECLICK. 2016. Disponível em: <https://www.doubleclickbygoogle.com/pt-br/> Acesso em: 15 fev. 2016

DOUBLECLICK CREATIVE Solutions Help. HOW rich media works – What is rich media? Doubleclick, [S.l.], [2016]. Disponível em: <https://support.google.com/richmedia/answer/2417545?hl=en>. Acesso em: 17 fev. 2016

DUARTE, Marília. Métricas de mídia online. In: GOMES, Wilson; REIS, Lucas (Org.). Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária. Salvador: P&A, 2011. p. 65-84.

FERNANDES, Breno. Do banner ao widget, passando pelo rich media: dimensão e interatividade como principais aspectos para anúncios na web. In: GOMES, Wilson; REIS, Lucas (Org.). Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária. Salvador: P&A, 2011. p. 47- 63.

FOLHA DE S. PAULO. Publicidade e patrocínio giram R$ 116 bilhões. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 out. 2013. Mercado. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/135118-publicidade-e-patrocinio-giram-r-116-bilhoes.shtml>. Acesso em: 2 jan. 2014.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

GENARO, Thiago de Mello. Práticas publicitárias: linguagem, circuito e memória na produção de anúncios impressos no Brasil (1951-1965). Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22042013-104447/pt-br.php>. Acesso em: 10 abr. 2013.

GHISLENI, Taís Steffenello. Portais institucionais na web: análise de anúncios publicitários. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/353758224/PORTAIS-INSTITUCIONAIS-NA-WEB-ANALISE-DE-ANUNCIOS-PUBLICITARIOS-NO-ECOSSISTEMA-MIDIATICO>. Acesso em: 14 jul. 2017.

IAB BRASIL. Número de investimento 2016. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://iabbrasil.net/assets/upload/boas_praticas/1457447232.pdf?>. Acesso em: 9 mar. 2016.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KASTRUP, Virginia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 15-22, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100003>. Acesso em: 24 nov. 2013.

MATOS, Valter de. Usabilidade na web e usabilidade na televisão interactiva. Porto: Faculdade do Porto, 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Multimédia) - Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto, Porto, 2005.

McLUHAN. Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

McMILLAN, Sally J., Exploring models of interactivity from multiple research traditions: users, documents and systems”. In LIEVROUW, Leah A.; LIVINGSTONE, Sonia (Org.). Handbook of new media. London: Sage, 2002. Disponível em: <http://sk.sagepub.com/reference/hdbk_newmedia/n12.xml>. Acesso em: 29 jun. 2016.

MEYROWITZ. Joshua. Oltre il senso del luogo: L'impatto dei media elettronici sul comportamento sociale. [S.l.]: Baskerville, 1984.

PINHO, José Benedito. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Campinas: Papirus, 2001.

PINHO, José Benedito. Publicidade e vendas na Internet: técnicas e estratégias. São Paulo: Summus, 2000.

REDAÇÃO ADNEWS. Infográfico: 21 anos de internet comercial no Brasil. Adnews, São Paulo, 1 jun. 2016. Disponível em: <http://adnews.com.br/internet/infografico-21-anos-de-internet-comercial-no-brasil.html>. Acesso em: 1 jun. 2016.

ROLNIK, Suely. Cartografia ou como pensar com o corpo vibrátil. São Paulo: Estação Liberdade, 1989. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf>. Acesso em: 24 de nov. 2013.

ROSÁRIO, Nisia Martins do. Mitos e cartografias: novos olhares metodológicos na comunicação. In: MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (Org.). Perspectivas metodológicas em Comunicação: novos desafios na prática investigativa. Barcelona: Salamanca, 2013. p. 74-101.

SEBASTIÃO, Sónia. Formatos da publicidade digital: sistematização e desambiguação. Revista Comunicação e Sociedade, Braga, v. 19, p. 13-24, 2011. Disponível em: <http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/894>. Acesso em: 4 maio 2014.

SCOLARI, Carlos A. Ecología mediática, evolución e interfaces. Hipermediaciones, [S.l.], 2012. Disponível em: <http://hipermediaciones.com/2012/04/23/ecologia-mediatica-evolucion-e-interfaces/>. Acesso em: 11 out. 2012.

SCOLARI, Carlos A. Media ecology: explorando la metáfora. Hipermediaciones, [S.l.], 2010. Disponível em: <https://hipermediaciones.com/2010/06/24/media-ecology-explorando-la-metafora/>. Acesso em: 1 jun. 2012.

SCOLARI, Carlos A. Media ecology. Map of a theoretical niche. Quaderns del CAC 34, Barcelona, v. 13, n. 1, p. 17-25, jun. 2010. Disponível em: <http://www.cac.cat/pfw_files/cma/recerca/quaderns_cac/Q34_Scolari_EN.pdf>. Acesso em: 4 jan. 2016.

STRATE, Lance. A queda das nações: o destino dos sistemas sociais no novo ambiente midiático. E-compós, Brasília, v. 14, n. 3, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/709/548>. Acesso em: 10 out. 2016.

STRAUSS, Judy; FROST, Raymond. E-marketing. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

STRUTZEL, Tércio. Presença digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.

SERÁ o fim do Flash? Vegaweb, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.vegaweb.com.br/blog/2015/09/sera-o-fim-do-adobe-flash/>. Acesso em: 12 jul. 2016.

VIEIRA, Nando. Usando a tag vídeo no HTML5. Nando Vieira, [S.l.], 2014. Disponível em: <https://nandovieira.com.br/usando-a-tag-video-no-html5>. Acesso em: 19 set. 2016.

ZEFF, Robbin; ARONSON, Brad. Publicidade na Internet. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Published

2018-01-01

How to Cite

Ghisleni, T. S., and E. M. M. da R. Barichello. “Proposed Matrix for the Analysis of Web Advertising”. Intexto, no. 41, Jan. 2018, pp. 88-111, doi:10.19132/1807-8583201841.88-111.

Issue

Section

Articles