Do documentário histórico ao imaginário antropológico do regime militar brasileiro: uma leitura simbólica sobre o golpe de 1964
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201740.57-76Palavras-chave:
Comunicação. Regime militar. Ditadura brasileira. História do Brasil. Imaginário. Documentário.Resumo
Este artigo oferece uma leitura simbólica sobre o imaginário que movimenta seis filmes documentários relativos ao regime militar brasileiro. Elegemos os Estudos do Imaginário como heurística apropriada à revelação de imagens simbólicas, simbolismos e narrativas míticas estimuladas pelas representações fílmicas tanto do governo de João Goulart quanto do golpe civil-militar que o tirou da Presidência da República. A partir de documentação audiovisual, acessamos os elementos constitutivos do imaginário que move as obras. Assim, esperamos proporcionar uma complementação ao entendimento sobre esse período obscuro da sociedade brasileira, bem como oferecer uma abordagem alternativa à pesquisa em Comunicação sobre documentários históricos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.