Os pressupostos teóricos da comunicação comunitária e sua condição de alternativa política ao monopólio midiático
Palavras-chave:
Comunicação Comunitária. Disputa pela Hegemonia. Monopólio Midiático.Resumo
A atual concentração dos meios de comunicação, patrocinada pela competitividade global e impulsionada pela aceleração tecnológica, relegou importantes setores da sociedade civil organizada à condição de meros consumidores de informação produzida pelas corporações midiáticas nacionais, ou mesmo internacionais. Para se contrapor a esse domínio no âmbito do mercado de bens simbólicos, a produção caracterizada como comunicação comunitária, em suas várias possibilidades, ganhou projeção se afirmando como uma importante alternativa na disputa pela hegemonia no campo da comunicação. Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender os principais elementos conceituais que definem a comunicação comunitária e demarcar a sua presença no contexto de uma sociedade globalizada, marcada pelo monopólio midiático, bem como apontar algumas de suas potencialidades políticas e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.