Comunicação/Comunicação Digital — uma análise relacionada ao estar juntos no mundo contemporâneo

Autores/as

  • Lucilene Cury Universidade de São Paulo
  • Sandra Pereira Falcão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.24-41

Palabras clave:

Comunicação digital. Alteridade. Multiconexão. Incomunicação. Universidade.

Resumen

O artigo discute interfaces do pensar comunicativo em torno do duplo eixo Comunicação-Comunicação Digital. O arcabouço teórico a respaldar a trajetória reflexiva enseja análise de implicações relacionadas à ideia do estar juntos no mundo contemporâneo, tais como o uso intensivo das tecnologias digitais, a problemática do receptor, a questão da alteridade no ecossistema comunicativo e o papel da universidade nesse contexto. Os aspectos conclusivos apontam para a atenção necessária aos fatores limitantes do processo comunicacional “moderno”, ao qual se agrega a pressão ininterrupta de interfaces digitais cada vez mais rápidas que, entretanto, não se mostram inteiramente capazes de impedir a incomunicação do indivíduo multiconectado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucilene Cury, Universidade de São Paulo

Graduada na Área de Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desenvolveu os estudos de Pós-Graduação na Área de Comunicação: mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre a TV e a Criança; o Rádio e a Literatura Latino-Americana para Crianças Brasileiras. Realizou estudos de Pós-Doutorado em Paris, na Sorbonne, voltados à Televisão. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Interdisciplinaridade, nas Diversas Áreas da Pesquisa da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, cultura, educação, comunicação e internet. Coordena o Grupo de Pesquisa – Cibernética Pedagógica: Laboratório de Linguagens Digitais –, certificado pelo CNPq, onde estudantes e pesquisadores desenvolvem projetos de pesquisa relacionados ao mundo virtual e à inclusão digital/social.

Sandra Pereira Falcão, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Citas

ARAÚJO, Marlson Assis de. A ecologia flusseriana da Comunicação: ideias e conceitos-chave. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 373-396, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200019&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2016.

AZEVEDO, Jefferson Cabral et al. Ciberdependência: o papel das emoções na dependência de tecnologias digitais. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.2.148-161>. Acesso em: 14 ago. 2015.

BAITELLO JUNIOR, Norval; CONTRERA, Malena Segura; MENEZES, José Eugênio de O (Orgs.). Os meios da incomunicação. São Paulo: Annablume; CISC, 2005.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.

BARICHELLO, Eugenia; CARVALHO, Luciana. Mídias sociais digitais a partir da ideia

mcluhaniana de medium-ambiência. Matrizes: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, São Paulo, ano 7, n. 1, jan./jun. 2013, p. 235-246.

BUBER, Martin. Yo y tú. Buenos Aires: Nueva Visión, 1969.

CITELLI, Adilson. Ensino a distância na perspectiva dos diálogos com a comunicação. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 8, n. 22, p. 187-209, jul. 2011.

CORAZZA, Helena. Midiatização e mudanças no processo educativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35, 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UNIFOR, 2012.

CURY, Lucilene. Reflexões a respeito do papel da universidade face à tecnociência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 23, 2000, Manaus. Anais... Manaus: 2000.

CURY, Lucilene. O dilema da pesquisa. São Paulo: EDUSP, 2008.

CURY, Lucilene; AZAMBUJA, Marcos Jolbert Cáceres; FELÍCIO, Maurício Cruz. Comunicacão ou conexão? Revista GeMinis, São Carlos, v. 6, n. 1, 2015. Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/230/0>. Acesso em: 9 nov. 2016.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac-Naify, 2013.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Heredando el Futuro. Pensar la Educación desde la

Comunicación. Nómadas. Bogotá, n. 5, p. 10-22, 1996.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações - comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2014.

MARTINS, Beatriz Cintra. Autoria em rede: os novos processos autorais através das redes eletrônicas. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.

MORIN, Edgar. O método VI: ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.

NÓVOA, António. Em busca de liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em Educação? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 263-277, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000100263&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 ago. 2015.

ROSA, Hartmut. Social acceleration: a new theory of modernity. New York: Columbia University, 2013.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: EDUSP, 2014.

SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo – o poder de organizar sem organizações. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SILVA, Maurício Ribeiro. Os caminhos da incomunicação. In: BAITELLO JUNIOR, Norval; CONTRERA, Malena Segura; MENEZES, José Eugênio de O. (Orgs.) Os meios da incomunicação. São Paulo: Annablume; CISC, 2005.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.

TOURAINE, Alain. Pensar outramente. Petrópolis: Vozes, 2009.

WEIL, Pierre. A normose informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 61-70, Ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a08v29n2>. Acesso em: 22 nov. 2016.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma Teoria Crítica das novas Mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.

WOLTON, Dominique. La otra mundialización: los desafios de la cohabitación cultural global. Barcelona: Gedisa, 2004.

WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Tradução Zélia Leal Adghirni. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004a.

WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. Tradução Vanise Pereira Dresch. São Paulo: Paulus, 2006.

WOLTON, Dominique. Aula Magna de Pós-Graduação com Dominique Wolton. Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 18 mar. 2015.

Publicado

2017-05-23

Cómo citar

Cury, L., y S. P. Falcão. «Comunicação/Comunicação Digital — Uma análise Relacionada Ao Estar Juntos No Mundo contemporâneo». Intexto, n.º 39, mayo de 2017, pp. 24-41, doi:10.19132/1807-8583201739.24-41.

Número

Sección

Artículos