Software, data and algorithm as cultural forms on Netflix

Authors

  • Kélliana Braghini Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) / Mestra
  • Sonia Estela Montaño La Cruz Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) / Doutora

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.161-183

Keywords:

Software. Data. Algorithms. Cultural Forms. Netflix.

Abstract

Contemporary audiovisuals – especially those that circulate on video platforms on the web – require looking beyond narratives, as they are embedded in software-mediated environments, becoming both product and producer of algorithm-driven databases. In this article, we intend to understand how databases and algorithms are constituted as cultural forms and, particularly, how they impact the way that Netflix’s audiovisual is enunciated. For this, we articulate the framework methodology and the assumptions of authors who approach the media in technocultural perspectives — such as McLuhan, Manovich, Flusser and Chun.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kélliana Braghini, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) / Mestra

Atualmente é mestranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos na linha de pesquisa I - Mídias e Processos Audiovisuais e integrante o grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: comunicação, memória e design (TCAv). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2014). Foi coordenadora de gestão de talentos - AIESEC Chapecó (2015). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte, audiovisual, reportagem e jornalismo literário.

Sonia Estela Montaño La Cruz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) / Doutora

Sonia Montaño é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e nos Cursos de Comunicação Digital e Jornalismo da mesma universidade. Graduada em Comunicação Social Hab Jornalismo, mestre e doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos, 2007 e 2012), integra o grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv). Tem experiência nas áreas de Comunicação Audiovisual, televisão; Audiovisual da web; Comunicação Digital e Metodologias de Pesquisa em Comunicação.

References

BEIGUELMAN, Giselle. Piratas: os dissidentes da nova ordem. 2010.

BEIGUELMAN, Giselle. Entre cinema lascado, tecnofagias e outras alternativas ao “capitalismo fofo”. TCAV, 2011.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

BITTENCOURT, Daniel de Andrade. Quando a interface é a mensagem: procedimentos técnico-estéticos como estratégias de diferenciação em portais de informação, uma análise dos portais UOL e Globo.com. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.

BRUNO, Fernanda. Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 152-159, maio/agosto 2006.

CANEVACCI, Mássimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

CARDOSO, Reizel Martins. Webvisualidades televisivas: a remixabilidade profunda em HitRecord on TV. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.

CHUN, Wendy Hui Kyong. On “sourcery,” or code as fetish. Configurations, Baltimore, v. 16, n. 3, p. 299-324, 2008.

CHUN, Wendy Hui Kyong. On software, or the persistence of visual knowledge. Grey Room, Massachusetts, n. 18, 2005.

DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: BALIBAR, Etinenne et al. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1999.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia da comunicação. São Paulo: Cosac Naif, 2007.

FLUSSER, Vilém. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Grall, 1985.

GOMEZ-URIBE, Carlos A.; HUNT, Neil. The Netflix recommender system: algorithms, business value, and innovation. New York: ACM, 2016.

GOMEZ-URIBE, Carlos. Recomendações: uma abordagem global. Netflix Media Center, Los GatosCidade de publicação, 17. Fev. 2016. Disponível em: <https://media.netflix.com/pt_br/company-blog/a-global-approach-to-recommendations>. Acesso em: 25 ago. 2018.

KILPP, Suzana. A traição das imagens. Porto Alegre: Entremeios Editora, 2010.

KILPP, Suzana. Ethicidades televisivas. São Leopoldo: Ed.Unisinos, 2003.

MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Buenos Aires: Paidos, 2006.

MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: LEÃO, Lúcia (Org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005.

MANOVICH, Lev. O banco de dados. Eco-Pos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1. p. 7-26, abr. 2015.

MCLUHAN, Marshall. POWERS, Bruce. La aldea global. Barcelona: Gedisa, 1993.

MONTAÑO LA CRUZ, Sonia Estela. Plataformas de vídeo: apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na contemporaneidade. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Curso de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.

NETFLIX. Centro de ajuda Netflix. O que é a Netflix? [2018?]. Disponível em: <https://help.netflix.com/pt/node/412>. Acesso: 14 set. 2018.

NETFLIX. [Portal streaming]. 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2017.

NETFLIX INVESTORS. Long-term view. [2018?]. Disponível em: <https://www.netflixinvestor.com/ir-overview/long-term-view/default.aspx>. Acesso em: 25 ago. 2018.

RAIMOND, Yves; BASILICO, Justin. Recommending for the world. The Netflix Tech Blog, Los Gatos, 17 fev. 2016. Disponível em: <https://medium.com/netflix-techblog/recommending-for-the-world-8da8cbcf051b>. Acesso em: 25 ago. 2018.

REDAÇÃO ELLE. The Crown é a série mais cara da história da Netflix e conta a história da Rainha Elizabeth. Assista ao trailer! Elle, São Paulo, 28 out. 2016.

THOMAS, Jennifer Ann. Você vê a Netflix e ela também vê você. VEJA, São Paulo, v. 49, n. 20, p. 108, jun. 2017.

VENTURA, Felipe. Netflix tem impressionantes 76.897 gêneros para classificar filmes. GIZMODO, São Paulo, 3 jan. 2014. Disponível em: <http://gizmodo.uol.com.br/netflix-generos/>. Acesso em: 18. jun. 2017.

Published

2019-01-01

How to Cite

Braghini, K., and S. E. Montaño La Cruz. “Software, Data and Algorithm As Cultural Forms on Netflix”. Intexto, no. 44, Jan. 2019, pp. 161-83, doi:10.19132/1807-8583201944.161-183.

Issue

Section

Articles