Sonhar o passado para decolonizar o futuro
o quipu na arte de Cecilia Vicuña
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.137921Palavras-chave:
Ancestralidade, Decolonialidade, Quipus, memóriaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os usos da memória no trabalho da artista chilena Cecilia Vicuña, nascida em 1948. A fluidez e a multidimensionalidade da sua arte permitem que Vicuña atue sobre várias linguagens e suportes, dando ênfase ao quipu, meio de comunicação de povos originários. Para pensar a respeito das instalações Quipu Menstrual, Quipu dos Lamentos e Brain Forest Quipu, questionamos como a artista abre novas perspectivas ao futuro através do processo de recriação desse artefato comunicacional. Por meio da leitura crítica dessas obras, percebe-se que a memória trabalhada é posta em fluxo: volta-se a um passado ancestral e atualiza-o a partir de um olhar decolonial, em movimentos vinculados à biografia da artista latino-americana. O encontro da sabedoria das tecnologias ancestrais com o presente torna visível o legado histórico em uma busca pela restauração simbólica dessa memória e pela reivindicação da luta anticolonial.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. O Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2015.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e do futuro. São Paulo: Perspectiva, 2013.
AZOULAY, Ariella Aïsha. História potencial: desaprender o imperialismo. São Paulo: Ubu, 2024.
BARRETO, Eleonora Frenkel. Cecillia Vicuña, o baile de los chinos e as sementes ancestrais de futuro. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 24, n.1, 2021.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. São Paulo: Alameda, 2020.
CADAVID, Patricia. Nudos que suenan: khipus contemporáneos, código sonoro y memoria ancestral. Accesos - Revista de Investigacion Cientifica - Art, Technology and Coloniality, Madrid, n. esp. 1,p. 44-57, 2021.
CORTESE, Julia; CIAFARDO, Mariel; GARCÍA, Silvia. La sangre de los glaciares. Análisis de Quipu Menstrual de Cecilia Vicuña. Investigación Joven, Buenos Aires, v. 6, n. esp., p. 12, 2019. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/InvJov/article/view/6677. Acesso em 18 fev.2023.
FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
INCA. Quipu. 1400-1532. 1 original de arte, cotton, 39 x 77 cm. Coleção: Arts of the Americas. In: Brooklyn Museum. New York, 2018. Disponível em: https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/96982. Acesso em: 15 fev. 2023.
KIPU FIELD GUIDE. Oxford, [2023]. Disponível em: https://www.quipufieldguide.com/sketchbook/index.html. Acesso em: 15 fev. 2023.
KRENAK, Ailton. Caminhos para a cultura do Bem viver. Rio de Janeiro: Escola Parque do Rio de Janeiro, 2020.
LEAL, Bruno Souza; RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Em busca do tempo: memória, nostalgia e utopia em Westworld. Contracampo, Niterói, v. 37, n. 3, p. 65-80, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19458. Acesso em: 18 fev.2023.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 2013.
MBEMBE, Achille. The power of the archive and its limits. In: HAMILTON, Carolyn et al. (ed.). Refiguring the archive. Dordrecht: Springer, 2002. p. 19–27.
MILAGRES, Alexandre. Brain Forest Quipu, Tate Modern. Londres, 2022a. 1 fotografia. Coleção particular.
MILAGRES, Alexandre. Detalhe de Brain Forest Quipu, Tate Modern Londres, 2022b. 1 fotografia. Coleção particular.
MUDROVCIC, María Inés. Crisis del futuro: política y tiempo. Ariadna histórica, Bilbao, n. 4, p. 99-115, 2015. Disponível: http://hdl.handle.net/11336/56169. Acesso em: Acesso em 18 fev.2023.
MUDROVCIC. María Inés. Políticas del tiempo, políticas de la historia: ¿ quiénes son mis contemporáneos? ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 7-14, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-01. Acesso em: 18 fev.2023.
MUNDURUKU, Daniel. Das coisas que aprendi: ensaios sobre o bem-viver. Lorena: Uka, 2019.
MUNDURUKU, Daniel. Senhor do tempo. [Entrevista cedida a] Juliana Domingos Lima. ECOA UOL, São Paulo, 8 ago. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/trabalho-entrevista---daniel-munduruku/#cover. Acesso em 18 fev.2023.
MUSEO NACIONAL DE HISTORIA NATURAL CHILE. Niño del cerro El Plomo: un testigo del pasado Inca. Santiago, [2023]. Disponível em: https://www.mnhn.gob.cl/colecciones/nino-del-cerro-el-plomo-un-testigo-del-pasado-inca. Acesso em 17 fev. 2023.
MUSEO DE LA MEMORIA Y LOS DERECHOS HUMANOS (MMDH) (Chile). Catálogos de Exposiciones - Artists for democracy: Cecilia Vicuña. Santiago, 2013. Disponível em: https://mmdh.cl/recursos-e-investigacion/publicaciones/artist-for-democracy-cecilia-vicuna. Acesso em 17 fev. 2023.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Edgardo Lander (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. p. 107-130. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sursur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em 17 fev. 2023.
TATE MODERN. Hyundai Commission: Cecilia Vicuña: Brain Forest Quipu, 11 Oct. 2022 a 16 Apr. 2023. Londres, 2022. Disponível em: https://www.tate.org.uk/whats-on/tate-modern/cecilia-vicu%C3%B1a. Acesso em: 16 fev. 2023.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo ch’xi es posible: ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
RIVERA CUSICANQUI. Silvia. Sociología de la imagen: ensayos. Buenos Aires: Tinta Limón. 2015.
SANTILLÁN, Oscar; TRONCONE, Alessandra. The andean information age. Berlim: Bom Dia Books, 2020.
SALOMON, Frank. The twisting paths of recall: Khipu (Andean cord notation) as artifact. In: PIQUETTE, Kathryn; WHITEHOUSE, Ruth (ed.). Writing as material practice: substance, surface and medium. Londres: Ubiquity Press 2013. p. 15-43.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006a. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. El día de la elección. Enero 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006b. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. Una respuesta a Pascua Lama - Oir es el oro, Manquemilla, cóndor de oro. In: VICUÑA, Cecilia Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006c. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/poema.html. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. Una respuesta a Pascua Lama - Un Quipu Menstrual (de una carta a Michelle Bachelet). In: VICUÑA, Cecilia Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006d. Disponível em:
https://www.quipumenstrual.cl/poema.html. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. Antes de la censura. 4 nov. 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006e. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. La censura. 6 nov. 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006f. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual 2006. In: CENTRO CULTURAL PALACIO DE LA MONEDA. Papel digital [de la exposicione] Del outro lado: arte contemporáneo de mujeres en Chile. Santiago de Chile, nov. 2006g. Disponível em: https://www.cclm.cl/catalogo-online/del-otro-ladoarte-contemporaneo-de-mujeres-en-chile/. Acesso em: Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. Despues de la censura. 9 nov. 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006h. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. La sangre de los glaciares. 17 nov. 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006i. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. Quipus (from Gleanings by Moira Roth, commissioned by the 18th Biennale of Sydney, June 2012). Santiago de Chile, 2012. Disponível em: https://www.ceciliavicuna.com/quipus/l2gly5g25orj1als59v7obertkm60u. Acesso em: 29 abr. 2024.
VICUÑA, Cecilia. El Quipu Archivo. Alzaprima, Concepción, n. 6, p. 52-57, 2014a. Disponível em: https://revistas.udec.cl/index.php/alzaprima/article/view/2342/2649. Acesso em: 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. [Quipu de los Lamentos]. Santiago de Chile, [2014b]. Disponível em: https://www.ceciliavicuna.com/quipus/h22erblloz3kug8jfyuchwsx2a8zsb. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia. Quipus/ Quipus. Santiago de Chile, 2016. Disponível em: https://www.ceciliavicuna.com/quipus. Acesso em: 29 abr. 2024.
VICUÑA, Cecilia. Quipu Ceque. [S.l.], 2021. 1 vídeo (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HqRPPORfVC4. Acesso em 17 fev 2023.
VICUÑA, Cecilia et al. Artists for democracy: el archive de Cecilia Vicuña. Santiago, Chile: Museo Nacional de Bellas Artes; Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, 2014. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/53343bb6e4b0b47198d89031/t/55abe80fe4b0d9c287cae44e/1437329423182/afd_catalogue.pdf. Acesso em 17 fev 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anna de Carvalho Cavalcanti, Luciana Amormino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).