Sonhar o passado para decolonizar o futuro

o quipu na arte de Cecilia Vicuña

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.137921

Palavras-chave:

Ancestralidade, Decolonialidade, Quipus, memória

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os usos da memória no trabalho da artista chilena Cecilia Vicuña, nascida em 1948. A fluidez e a multidimensionalidade da sua arte permitem que Vicuña atue sobre várias linguagens e suportes, dando ênfase ao quipu, meio de comunicação de povos originários. Para pensar a respeito das instalações Quipu Menstrual, Quipu dos Lamentos e Brain Forest Quipu, questionamos como a artista abre novas perspectivas ao futuro através do processo de recriação desse artefato comunicacional. Por meio da leitura crítica dessas obras, percebe-se que a memória trabalhada é posta em fluxo: volta-se a um passado ancestral e atualiza-o a partir de um olhar decolonial, em movimentos vinculados à biografia da artista latino-americana. O encontro da sabedoria das tecnologias ancestrais com o presente torna visível o legado histórico em uma busca pela restauração simbólica dessa memória e pela reivindicação da luta anticolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACOSTA, Alberto. O Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2015.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e do futuro. São Paulo: Perspectiva, 2013.

AZOULAY, Ariella Aïsha. História potencial: desaprender o imperialismo. São Paulo: Ubu, 2024.

BARRETO, Eleonora Frenkel. Cecillia Vicuña, o baile de los chinos e as sementes ancestrais de futuro. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 24, n.1, 2021.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. São Paulo: Alameda, 2020.

CADAVID, Patricia. Nudos que suenan: khipus contemporáneos, código sonoro y memoria ancestral. Accesos - Revista de Investigacion Cientifica - Art, Technology and Coloniality, Madrid, n. esp. 1,p. 44-57, 2021.

CORTESE, Julia; CIAFARDO, Mariel; GARCÍA, Silvia. La sangre de los glaciares. Análisis de Quipu Menstrual de Cecilia Vicuña. Investigación Joven, Buenos Aires, v. 6, n. esp., p. 12, 2019. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/InvJov/article/view/6677. Acesso em 18 fev.2023.

FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.

INCA. Quipu. 1400-1532. 1 original de arte, cotton, 39 x 77 cm. Coleção: Arts of the Americas. In: Brooklyn Museum. New York, 2018. Disponível em: https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/96982. Acesso em: 15 fev. 2023.

KIPU FIELD GUIDE. Oxford, [2023]. Disponível em: https://www.quipufieldguide.com/sketchbook/index.html. Acesso em: 15 fev. 2023.

KRENAK, Ailton. Caminhos para a cultura do Bem viver. Rio de Janeiro: Escola Parque do Rio de Janeiro, 2020.

LEAL, Bruno Souza; RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Em busca do tempo: memória, nostalgia e utopia em Westworld. Contracampo, Niterói, v. 37, n. 3, p. 65-80, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19458. Acesso em: 18 fev.2023.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 2013.

MBEMBE, Achille. The power of the archive and its limits. In: HAMILTON, Carolyn et al. (ed.). Refiguring the archive. Dordrecht: Springer, 2002. p. 19–27.

MILAGRES, Alexandre. Brain Forest Quipu, Tate Modern. Londres, 2022a. 1 fotografia. Coleção particular.

MILAGRES, Alexandre. Detalhe de Brain Forest Quipu, Tate Modern Londres, 2022b. 1 fotografia. Coleção particular.

MUDROVCIC, María Inés. Crisis del futuro: política y tiempo. Ariadna histórica, Bilbao, n. 4, p. 99-115, 2015. Disponível: http://hdl.handle.net/11336/56169. Acesso em: Acesso em 18 fev.2023.

MUDROVCIC. María Inés. Políticas del tiempo, políticas de la historia: ¿ quiénes son mis contemporáneos? ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 7-14, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-01. Acesso em: 18 fev.2023.

MUNDURUKU, Daniel. Das coisas que aprendi: ensaios sobre o bem-viver. Lorena: Uka, 2019.

MUNDURUKU, Daniel. Senhor do tempo. [Entrevista cedida a] Juliana Domingos Lima. ECOA UOL, São Paulo, 8 ago. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/trabalho-entrevista---daniel-munduruku/#cover. Acesso em 18 fev.2023.

MUSEO NACIONAL DE HISTORIA NATURAL CHILE. Niño del cerro El Plomo: un testigo del pasado Inca. Santiago, [2023]. Disponível em: https://www.mnhn.gob.cl/colecciones/nino-del-cerro-el-plomo-un-testigo-del-pasado-inca. Acesso em 17 fev. 2023.

MUSEO DE LA MEMORIA Y LOS DERECHOS HUMANOS (MMDH) (Chile). Catálogos de Exposiciones - Artists for democracy: Cecilia Vicuña. Santiago, 2013. Disponível em: https://mmdh.cl/recursos-e-investigacion/publicaciones/artist-for-democracy-cecilia-vicuna. Acesso em 17 fev. 2023.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Edgardo Lander (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. p. 107-130. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sursur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em 17 fev. 2023.

TATE MODERN. Hyundai Commission: Cecilia Vicuña: Brain Forest Quipu, 11 Oct. 2022 a 16 Apr. 2023. Londres, 2022. Disponível em: https://www.tate.org.uk/whats-on/tate-modern/cecilia-vicu%C3%B1a. Acesso em: 16 fev. 2023.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo ch’xi es posible: ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.

RIVERA CUSICANQUI. Silvia. Sociología de la imagen: ensayos. Buenos Aires: Tinta Limón. 2015.

SANTILLÁN, Oscar; TRONCONE, Alessandra. The andean information age. Berlim: Bom Dia Books, 2020.

SALOMON, Frank. The twisting paths of recall: Khipu (Andean cord notation) as artifact. In: PIQUETTE, Kathryn; WHITEHOUSE, Ruth (ed.). Writing as material practice: substance, surface and medium. Londres: Ubiquity Press 2013. p. 15-43.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006a. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. El día de la elección. Enero 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006b. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. Una respuesta a Pascua Lama - Oir es el oro, Manquemilla, cóndor de oro. In: VICUÑA, Cecilia Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006c. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/poema.html. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. Una respuesta a Pascua Lama - Un Quipu Menstrual (de una carta a Michelle Bachelet). In: VICUÑA, Cecilia Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006d. Disponível em:

https://www.quipumenstrual.cl/poema.html. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. Antes de la censura. 4 nov. 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006e. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. La censura. 6 nov. 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006f. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual 2006. In: CENTRO CULTURAL PALACIO DE LA MONEDA. Papel digital [de la exposicione] Del outro lado: arte contemporáneo de mujeres en Chile. Santiago de Chile, nov. 2006g. Disponível em: https://www.cclm.cl/catalogo-online/del-otro-ladoarte-contemporaneo-de-mujeres-en-chile/. Acesso em: Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. Despues de la censura. 9 nov. 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006h. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. La sangre de los glaciares. 17 nov. 2006. In: VICUÑA, Cecilia. Quipu menstrual. Glaciar del Plomo. Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago de Chile, enero-nov., 2006i. Disponível em: https://www.quipumenstrual.cl/exhibicion.html. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. Quipus (from Gleanings by Moira Roth, commissioned by the 18th Biennale of Sydney, June 2012). Santiago de Chile, 2012. Disponível em: https://www.ceciliavicuna.com/quipus/l2gly5g25orj1als59v7obertkm60u. Acesso em: 29 abr. 2024.

VICUÑA, Cecilia. El Quipu Archivo. Alzaprima, Concepción, n. 6, p. 52-57, 2014a. Disponível em: https://revistas.udec.cl/index.php/alzaprima/article/view/2342/2649. Acesso em: 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. [Quipu de los Lamentos]. Santiago de Chile, [2014b]. Disponível em: https://www.ceciliavicuna.com/quipus/h22erblloz3kug8jfyuchwsx2a8zsb. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia. Quipus/ Quipus. Santiago de Chile, 2016. Disponível em: https://www.ceciliavicuna.com/quipus. Acesso em: 29 abr. 2024.

VICUÑA, Cecilia. Quipu Ceque. [S.l.], 2021. 1 vídeo (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HqRPPORfVC4. Acesso em 17 fev 2023.

VICUÑA, Cecilia et al. Artists for democracy: el archive de Cecilia Vicuña. Santiago, Chile: Museo Nacional de Bellas Artes; Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, 2014. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/53343bb6e4b0b47198d89031/t/55abe80fe4b0d9c287cae44e/1437329423182/afd_catalogue.pdf. Acesso em 17 fev 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Cavalcanti, A. de C., e L. Amormino. “Sonhar O Passado Para Decolonizar O Futuro: O Quipu Na Arte De Cecilia Vicuña”. Intexto, nº 56, junho de 2024, doi:10.19132/1807-8583.56.137921.

Edição

Seção

Artigos