Livro e emoção
um estudo das estratégias de patemização de um vídeo-resenha literário no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.123030Palabras clave:
mercado editorial, booktubers, plataformas digitais, patemização, contrato comunicativoResumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a influência dos booktubers na assimilação dos livros que comentam por meio de resenhas literárias e, para tal, se propõe a jogar luz sobre o processo de patemização dos discursos que constituem estes vídeos. Para isto, utilizam-se os conceitos de patemização e de contrato comunicativo, de Charaudeau, tendo como objetivo descrever como as visadas patêmicas utilizadas nos vídeos podem influenciar o mercado editorial e, consequentemente, o livro que está sendo analisado pela booktuber. O corpus de análise é composto por um vídeo de resenha com spoilers do livro “O morro dos ventos uivantes”, da autora Emily Brontë, publicado pela booktuber Ju Cirqueira no dia 10 de outubro de 2021, em seu canal do YouTube. A pesquisa é descritiva, bibliográfica, e com abordagem qualitativa por meio da Análise do Discurso. Como resultado, identificou-se que há diversos momentos em que são empregadas visadas patêmicas na vídeo-resenha e que essas emoções contribuem para a visibilidade, credibilidade e notoriedade da booktuber na sua comunidade e no mercado editorial.
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