Ainda invisíveis?
Panorama dos estudos sobre mulher e feminismo em congressos brasileiros de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.112962Palavras-chave:
mulher, feminismo, gênero, pesquisa em comunicação, metodologiaResumo
A partir da observação de que pesquisa em comunicação sobre a questão da mulher e do feminismo tem se ampliado nas últimas décadas, o objetivo deste estudo foi identificar as características dessa produção, suas temáticas, inscrições nos campos científicos, metodologias, autoras e autores de referência e a forma como dialogam com pressupostos do movimento feminista e da discussão de gênero. Um desafio que se coloca também é de ordem metodológica, que implica no recurso a métodos digitais para mapear e analisar grandes volumes de dados. Nesta pesquisa, são analisados 622 artigos apresentados nos dois principais congressos de Comunicação do Brasil, Intercom e Compós, entre 2000 e 2019. Conclui-se, entre outros pontos, que as pesquisas estão distribuídas por todo o Brasil, há predominância de mulheres pesquisadoras, hegemonia dos estudos de representação e discurso e recorrência de autores masculinos e europeus.
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