Recomendações Atuais Para a Detecção da Nefropatia Diabética
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.18113Keywords:
Nefropatia diabética, Doença Renal Crônica, Taxa de filtração glomerularAbstract
A nefropatia diabética (ND) é uma importante complicação do diabetes melito (DM) e é a principal causa de insuficiência renal terminal. A ND é classificada em fases: normoalbuminúria, microalbuminúria e macroalbuminúria. Da fase de microalbuminúria, pode ocorrer regressão para a normoalbuminúria (30% casos) ou progressão para a macroalbuminúria, quando ocorre maior risco de evolução para a DRC terminal. A ND apresenta alta morbimortalidade CV que possivelmente seja mais significativa do que a evolução para a DRC terminal. O diagnóstico da ND é realizado através da medida da albumina na urina e pela avaliação da taxa de filtração glomerular (TFG). Recomenda-se a medida da albumina em amostra isolada de urina (primeira da manhã ou amostra casual), podendo-se medir o índice albumina-creatinina ou a concentração de albumina. Valores elevados de albuminúria devem ser confirmados em pelo menos 2 de 3 coletas de urina, em um intervalo de 3 a 6 meses. Na impossibilidade da medida da albuminúria, a medida de proteínas totais (proteinúria ≥430 mg/l em amostra ou >500 mg/24 h), pode ser utilizada para diagnóstico de fases mais avançadas de ND. Em pacientes com DM tipo 2 o rastreamento deve iniciar ao diagnóstico de DM, e nos pacientes com DM tipo 1 deve ser após os 10 anos de idade; logo após o início da puberdade; e quando a duração do DM for > 5 anos. Se negativo repetir anualmente; e, se positivo, recomenda-se a monitoração mais freqüente da albumina urinária. A estimativa da TFG é realizada através de fórmulas que empregam a creatinina sérica, ajustadas para idade, gênero e etnia. A equação CKD-EPI (Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration) parece ter melhor acurácia, sendo a equação de escolha. Em pacientes com DM seu desempenho pode ser limitado pela tendência a subestimar a TFG. Concluindo, a ND deve ser identificada o mais precocemente possível e para isto tanto os profissionais de saúde como os pacientes com DM devem ser enfaticamente conscientizados.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).